Qual é o planeta que gira mais perto do Sol?

Perguntado por: ndrumond8 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Mercúrio

Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol.

A razão mais provável para esta variação tem a ver com a interação entre a superfície e a atmosfera de Vênus. Embora se assemelhe ao nosso planeta por sua massa e tamanho, o planeta vizinho tem uma atmosfera muito mais densa, cujo atrito pode modificar sua rotação em função dos ventos e das temperaturas.

O motivo de tanta rapidez é simples: como ele é o planeta mais próximo do Sol, sua órbita é a menor de todas.

Urano

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado.

Vénus

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Segundo estimativa recente divulgada pela Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo terá 9,7 bilhões de habitantes em 2050. Quase 10 bilhões de pessoas no planeta Terra ainda nesse século. Essa é a previsão da ONU no relatório Perspectivas da População Mundial 2022, em 11 de julho.

No Sistema Solar, apenas Vênus e Urano têm a chamada rotação retrógrada (ou seja, giram em sentido contrário ao dos outros planetas, incluindo a Terra). Os astrônomos acreditam que sua rotação tenha sido, no princípio, como a dos demais planetas.

Urano

A maioria dos planetas tem o eixo de rotação perpendicular ao plano do sistema, mas Urano é “deitado”, com uma inclinação de quase 98 graus.

Por estar muito próximo do Sol, qualquer lua que Mercúrio pudesse ter tido ou tentado capturar estaria em uma órbita instável, porque o Sol a puxaria. A resposta é: nenhuma. Vênus e Mercúrio são os dois únicos planetas do nosso sistema que não têm uma única lua natural os orbitando.

Júpiter já é considerado o rei dos planetas – é o maior do nosso sistema solar. Agora, o gigante gasoso também tem o maior número de luas conhecidas.

Já se sabe que as luas de Júpiter e Saturno possuem água, mas não na superfície. Diversos planetas do nosso sistema solar possuem água, mas a Terra é o único corpo celeste do Sistema Solar que possui água líquida na superfície.

De Júpiter à Netuno, até onde se sabe, são planetas gasosos ou seja não têm superfície sólida que se possa pisar sem afundar. Júpiter tem 1.300 vezes o volume da Terra, mas sua massa é apenas 318 vezes maior que a Terra.

Chuva de diamantes em Urano pode não existir — mas em Netuno, sim!

Saturno

Saturno é dos planetas mais bonitos e populares do sistema solar. Apesar de todos os planetas jovianos possuírem anéis, nenhum os possuí como Saturno; tem uma órbita quase duas vezes maior que Júpiter embora pelo seu grande tamanho (é o segundo maior planeta do sistema solar) apareça no céu como uma estrela brilhante.

Kepler-186f

Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.

Planeta Vênus

Quando e ... Planeta Vênus. Vênus é o segundo planeta do sistema Solar mais próximo do Sol. Tem cerca de 800 milhões de anos e além do Sol e da Lua é o corpo celeste mais brilhante no céu, motivo pelo qual é conhecido desde a antiguidade.

anéis de Saturno

Os anéis de Saturno são famosos por todo o mundo. Muita gente se encanta com o belo planeta, que intrigou o cientista Galileu Galileu há alguns séculos. Nos anos 1600, o cientista apontou um telescópio para o céu e pensou ter visto três planetas ou um planeta com “orelhas”.

Mercúrio

O Sistema Solar é composto por oito planetas, cada um com suas próprias particularidades em termos de composição e características. Entre eles, o menor é Mercúrio, que é apenas um pouco maior que a lua da Terra, relata a Nasa.