Qual é o planeta que fica mais distante da Terra?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Netuno

Netuno também é o planeta mais distante da Terra no sistema solar e orbita a uma distância entre 4,3 bilhões de quilômetros (2,7 bilhões de milhas) e 4,7 bilhões de km (2,9 bilhões de milhas) do nosso planeta, dependendo de onde os dois planetas estão em suas órbitas, de acordo com Space.com.

Plutão deixou de ser planeta há 15 anos por não atender aos requisitos da categoria de planetas oficiais.

Mercurio, Vênus, Marte e Saturno estarão visíveis após o pôr-do-Sol, na direção oeste.

Portanto, é o planeta mais distante da estrela solar. O planeta Netuno possui características como as baixíssimas temperaturas, a composição por gases diversos, o registro de fortes ventos, e, ainda, a ocorrência de um clima muito adverso, que, até onde se sabe, não permite a sobrevivência de nenhuma forma de vida.

Logo acima da superfície da Terra, a atmosfera é uma camada de gases fundamental para a existência de vida no planeta. Afinal, é nela que está o ar que todos os seres vivos respiram. Além disso, é nela que acontecem fenômenos climáticos e processos como o efeito estufa.

Júpiter, Urano e Netuno têm anéis muito finos e muito distantes dos seus planetas e, por isso, pouco visíveis.

Via Láctea

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado.

Atualmente, ele é formado por oito planetas, sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os chamados planetas rochosos, mais próximos do Sol, são formados predominantemente por rochas. Já os planetas gasosos, localizados mais distantes do Sol, são constituídos por gases diversos.

Vênus

Até agora, 2023 foi o ano de Vênus. Desde janeiro, o planeta mais próximo da Terra está subindo no céu noturno pós-pôr do sol, tornando-se cada vez mais brilhante e majestoso.

Netuno é o último planeta do Sistema Solar em relação ao Sol. Netuno foi descoberto em 1845 e não pode ser visto a olho nu. É o último planeta do Sistema Solar em relação ao Sol, estando a cerca de 4.504.300.000 km de distância desse.

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu na última semana a galáxia mais distante já registrada. A galáxia, que recebeu o nome de HD1, está a cerca de 13,5 bilhões de anos-luz de distância.

Embora cientistas acreditem na existência um oceano escondido sob a superfície de Plutão, a vida como a conhecemos não seria suportada no planeta.

Em 2006, uma controvérsia assolou a comunidade da astronomia, quando Mike Brown, da Caltech, fez com que a União Astronômica Internacional (IAU) rebaixasse Plutão da categoria de “planeta”.

Ele deixou de integrar a lista planetária devido a atualização das definições formais do termo "planeta", feita pela União Astronômica Internacional (UAI), em 2006.

Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.

Vênus

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.

Planetas. Através dos telescópios, é possível observar em detalhes os planetas do Sistema Solar, em especial Marte, Júpiter e Saturno. Vênus e Mercúrio, pelo fato de estarem muito próximos ao Sol, só são visíveis próximos ao horizonte e em poucas épocas do ano.

gigantes do Sistema Solar, ha muito tem fascinado a. humanidade.

Um dia em Netuno equivale a 16 horas e 7 minutos.