Qual é o planeta mais próximo da Terra?

Perguntado por: ecavalcante5 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

Vênus é considerado o mais próximo de nós, mas estudos sugerem que o título pertença a Mercúrio. Você já se perguntou qual é o planeta mais próximo da Terra? Se sim, talvez tenha pensado nos planetas do Sistema Solar e considerado Marte ou, quem sabe, Vênus, mundo considerado o "irmão" do nosso.

Vênus é o planeta de maior proximidade com a Terra, está distante entre 40,2 milhões de quilômetros e 260 milhões de quilômetros, essa variação é oriunda da órbita que os respectivos realizam em torno do sol.

planeta Vênus

O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores. Mesmo assim, se comparado a Mercúrio, o planeta Vênus é o mais fácil de ser observado.

Vênus

Como Vênus está localizado entre a Terra e o Sol, somente vemos o planeta a oeste, após o pôr do Sol ou a leste, antes de amanhecer. Uma vez que planetas têm aparência de estrelas quando vistos a olho nu, Vênus é também conhecido como estrela da manhã - estrela d'alva - ou do anoitecer - estrela vespertina.

Via Láctea

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu. Essa aparência leitosa fica mais visível a olho nu em noites de inverno e em locais com pouca poluição luminosa.

Quarenta e cinco dias

Quarenta e cinco dias. Essa é a duração da viagem entre a Terra e Marte almejada pela Nasa. O objetivo tem relação com o desenvolvimento de um foguete nuclear que entrará na Fase I ainda em 2023.

Vênus é raramente visível no céu durante nossos horários de observação. Ele se fará visível apenas em meados de 2021 no começo da noite.

Vênus é considerado o mais próximo de nós, mas estudos sugerem que o título pertença a Mercúrio. Você já se perguntou qual é o planeta mais próximo da Terra?

Júpiter

No início da noite, Júpiter será o único planeta visível, bem alto no céu. De madrugada, Saturno tornar-se-á novamente visível na direção leste, pouco antes do nascer do Sol, na constelação de Virgo.

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

O planeta Terra é o planeta habitado por nós, seres vivos. Conhecido também como planeta água, é o maior dentre os quatro planetas rochosos que fazem parte do Sistema Solar.

Uma equipe internacional de pesquisadores anunciou a descoberta do TOI-1452 b, um exoplaneta repleto de água que orbita uma das duas pequenas estrelas de um sistema binário localizado na constelação de Draco, a cerca de 100 anos-luz da Terra.

Vênus

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia. Sua cor é branco-azulada e seu brilho aparente só é superado pelo Sol e pela Lua.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

O nosso sistema solar está localizado em um braço chamado Orion. O nosso Sol se encontra a 26.000 anos-luz do centro da Via Láctea. Sua velocidade em torno do núcleo galáctico é de 250 km/s e leva cerca de 200 milhões de anos para dar uma volta completa em torno da galáxia.

Você poderá ver melhor a Via Láctea nas áreas mais ao sul do hemisfério. Alguns lugares ideais: Cabo Setentrional (África do Sul); Coquimbo (Chile); Nova Gales do Sul (Austrália) e Porto Alegre (Brasil). Você pode ver a Via Láctea em outras partes do hemisfério sul, mas esses lugares são onde ela é mais visível.

A descoberta de planetas localizados fora do sistema solar, também chamados de exoplanetas, contribui para os estudos de possíveis sinais de vida pelo universo.

Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar em distância ao Sol e seu icônico sistema de anéis, que pode ser visualizado da Terra mesmo com pequenos instrumentos, faz dele uma das joias do Universo e o astro preferido de muitas pessoas que visitam o Observatório.

Vênus

Vênus: o planeta mais quente do Sistema Solar
Junto de nuvens de ácido sulfúrico, esta atmosfera retém a luz solar e impede que o calor seja dispersado, ocorrendo então um efeito estufa constante. As temperaturas na superfície de Vênus podem chegar facilmente a 475 ºC, sendo altas o suficiente para derreter chumbo.

Urano

Era também a primeira vez que se descobria um planeta com o uso de um telescópio. Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado.

Mercúrio possui uma camada muito fina de atmosfera. Seres humanos não conseguiriam viver lá. A superfície de Mercúrio possui buracos provocados por choques de objetos tais como meteoritos e asteróides.