Qual é o planeta mais frio do sistema?

Perguntado por: eduarte . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado. É como se o planeta rolasse no sentido da sua translação.

Curiosidades sobre o Sistema Solar
O planeta mais frio do Sistema Solar é Urano; já o mais quente não é Mercúrio, mais próximo do Sol, mas sim Vênus. Os planetas gasosos, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, compostos predominantemente por gases, não têm uma superfície sólida.

A atmosfera de Urano é composta em grande parte por hidrogênio, além de um pouco de hélio e metano — mas é tão frio, que este último gás é facilmente encontrado em estado sólido. Não se sabe ao certo poque este mundo, mesmo mais próximo do Sol do que Netuno, é mais frio.

Resposta. júpiter é considerado o planeta mais bonito do sistema solar.

Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.

Os cientistas acreditam que a atmosfera de Plutão seja composta por nitrogênio com metano, acetileno e etileno. Ela é ainda mais fria do que se esperava: perto da superfície do planeta a temperatura chega a -197,2ºC. Mais longe da atmofera a temperatura aumenta um pouco por conta do metano, chegando a -127,2ºC.

Urano é o planeta mais frio do Sistema Solar, chegando a -224ºC. O gigante gasoso conta ainda com ventos de 900km/h e um caracterísitca única entre os planetas dos Sistema Solar – sua rotação é virada de lado.

É possível viver em Urano? Sem dúvida alguma, Urano seria um excelente planeta para se visitar. Mas viver nesse mundo gelado de gás não seria uma boa ideia, diferentemente de suas luas. Até onde se sabe, Urano possui 27 satélites naturais, sendo 5 deles considerados grandes o suficiente.

Planeta Terra no Universo
A Terra é um dos oito planetas que compõem o Sistema Solar, localizado na Via Láctea. É considerado o maior em diâmetro e densidade dentre os planetas rochosos (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte).

Mercúrio

Mercúrio. É o menor planeta do sistema solar, com um raio de 2.439,7 km e gravidade de 3,7 m/s². Embora seja pequeno, é o planeta mais próximo ao Sol, por isso é o mais quente.

Vênus é considerado o mais próximo de nós, mas estudos sugerem que o título pertença a Mercúrio. Você já se perguntou qual é o planeta mais próximo da Terra? Se sim, talvez tenha pensado nos planetas do Sistema Solar e considerado Marte ou, quem sabe, Vênus, mundo considerado o "irmão" do nosso.

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Urano e Netuno podem ter diferentes tons de azul devido à "neve" de metano. Link copiado! É possível que as diferenças entre os tons de azul de Urano e Netuno sejam causadas por uma camada de minúsculas partículas de metano congelado, que afundam conforme crescem e formam uma espécie de “neve”, evaporando em seguida.

Portanto, é o planeta mais distante da estrela solar. O planeta Netuno possui características como as baixíssimas temperaturas, a composição por gases diversos, o registro de fortes ventos, e, ainda, a ocorrência de um clima muito adverso, que, até onde se sabe, não permite a sobrevivência de nenhuma forma de vida.

há um epíteto que dificilmente poderia ser roubado de Plutão: o de corpo celeste mais romântico, pelo menos no que se refere às nossas imediações. As incríveis características de Plutão vieram a tona juntamente com as primeiras informações enviadas pela sonda New Horizons da NASA, em julho de 2015.

Os anéis planetários são formados por poeira e pequenas rochas que não conseguem se unir, por meio da gravidade, para formarem um único satélite – o que seria o processo mais natural. Isso ocorre porque tais fragmentos ficam extremamente próximos dos planetas, dentro de uma distância conhecida como Limite de Roche.

O maior planeta do Sistema Solar em diâmetro é Júpiter, enquanto em densidade é a Terra. Já o menor planeta do Sistema Solar em diâmetro é Mercúrio, e o menor em densidade é Saturno.