Qual é o planeta do gelo?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Dois deles, Júpiter e Saturno, são conhecidos como gigantes gasosos. Os outros dois, Úrano e Neptuno, são os gigantes de gelo. Este quarteto de mundos com anéis alberga muitas das luas mais interessantes do Sistema Solar: em algumas delas, aliás, poderá ter existido vida.

Saturno

Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar. Destaca-se pela presença de anéis formados por fragmentos de gelo e rocha.

O planeta azul tem muitas similaridades com outro mundo do nosso sistema: Urano. Com um centro sólido do tamanho da Terra, Netuno tem em sua composição água, amônia e metano. Sua atmosfera é feita de hidrogênio, hélio e também metano. É o próprio metano que faz com que Urano e Netuno tenham a mesma cor azul.

Os cientistas da NASA acreditam que o motivo pelo qual é tão frio deve-se à sua inclinação axial, uma vez que há 3 ou 4 milhões de anos atrás um ou mais impactos o inclinaram, e é também por isso que gira no sentido dos ponteiros do relógio.

Atualmente, ele é formado por oito planetas, sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os chamados planetas rochosos, mais próximos do Sol, são formados predominantemente por rochas. Já os planetas gasosos, localizados mais distantes do Sol, são constituídos por gases diversos.

Saturno

Saturno é dos planetas mais bonitos e populares do sistema solar. Apesar de todos os planetas jovianos possuírem anéis, nenhum os possuí como Saturno; tem uma órbita quase duas vezes maior que Júpiter embora pelo seu grande tamanho (é o segundo maior planeta do sistema solar) apareça no céu como uma estrela brilhante.

Kepler-186f

Kepler-186f é um exoplaneta que orbita a Kepler-186. Trata-se do primeiro planeta de tamanho semelhante ao da Terra, descoberto na zona habitável de uma estrela.

Netuno tem uma temperatura média de -214 °C em sua atmosfera superior, mas Urano, que está mais próximo do Sol, tem a menor temperatura já registrada em torno dos -224 °C.

Vênus

Apesar de ser o segundo em relação ao Sol, Vênus é o planeta mais quente do Sistema Solar.

Júpiter

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, ele está situado entre Marte e Saturno. Quinto planeta a partir do Sol, situado entre Marte e Saturno, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro de 142.984 quilômetros – caberiam mil planetas como a Terra em Júpiter.

Marte

Marte, o quarto planeta no sistema solar, guarda mistérios que pouco a pouco vão sendo revelados pelas missões espaciais que se dedicam a estudar a geologia e vida microbiana no planeta vermelho, como Marte é conhecido.

Netuno

Os autores sugerem que apenas Netuno apresenta as condições favoráveis para a formação dos cristais de diamante. Liderada por Bingqing Cheng, a pesquisa aponta que tais chuvas liberariam energia gravitacional na forma de calor, mais ou menos como os meteoros fazem ao queimar em nossa atmosfera.

Mercúrio

Mercúrio: É o menor planeta do sistema solar, o mais próximo do Sol e mais rápido, formado basicamente por ferro, pode ser visto da Terra a olho nu.

Saiba quais fatores são responsáveis pela coloração azul do nosso planeta. Terra Azul: Você já se perguntou por que chamamos a Terra de “Planeta Azul“? Há mais de 4 bilhões de anos, nosso mundo tem essa cor incrível devido à grande quantidade de água em sua superfície.

Por ser um gigante gelado, Urano não tem propriamente uma superfície sólida. Sua atmosfera gasosa faz a transição para as camadas líquidas internas. Não seria possível caminhar ou pousar na superfície do planeta porque você simplesmente afundaria (assim como em Júpiter).

Urano e Netuno podem ter diferentes tons de azul devido à "neve" de metano. É possível que as diferenças entre os tons de azul de Urano e Netuno sejam causadas por uma camada de minúsculas partículas de metano congelado, que afundam conforme crescem e formam uma espécie de “neve”, evaporando em seguida.

A busca por água em outros locais do Sistema Solar além da Terra deu um grande passo. Cientistas descobriram que, entre as cinco grandes luas de Urano (o planeta tem pelo menos 27 satélites), quatro podem conter oceanos com dezenas de quilômetros de profundidade.

Em 2020, a equipe anunciou a descoberta do planeta d, do tamanho da Terra e zona habitável, que está em uma órbita de 37 dias, junto com outros dois mundos.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.