Qual é o planeta anão mais perto da Terra?

Perguntado por: rbrito . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Ceres

Na mitologia romana, Ceres é a deusa da colheita. Esse planeta anão foi identificado em 1801 pelo astrônomo Giuseppe Piazzi e está localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter, em uma região denominada de Cinturão de Asteroides, sendo, portanto, o planeta anão mais próximo da Terra.

Atualmente a UAI classifica cinco objetos como planetas anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. Com exceção de Ceres, todos os outros têm suas órbitas localizadas além da órbita de Netuno.

Vênus

Desses, o que se encontra mais próximo dos humanos é Vênus, localizado a uma distância aproximada de 61 milhões de quilômetros da Terra em seu ponto mais próximo, afirma a Nasa.

Atualmente, reconhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Geralmente, eles têm massas muito pequenas, de forma que não são os astros dominantes em suas órbitas e às vezes possuem luas que têm tamanhos muito parecidos com o do próprio planeta anão que orbitam.

Haumea

Haumea, o anelado
Haumea é o primeiro objeto do Cinturão de Kuiper a ter anéis identificados. Esse planeta anão tem formato oval e possui aproximadamente o mesmo tamanho de Plutão. Seu nome é uma homenagem à deusa havaiana da fertilidade.

Via Láctea

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu.

O Sistema Solar é formado por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Já Plutão, anteriormente classificado como planeta, foi rebaixado para planeta anão.

Imagem ilustrada de Ceres
Esse planeta anão foi identificado em 1801 pelo astrônomo Giuseppe Piazzi e está localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter, em uma região denominada de Cinturão de Asteroides, sendo, portanto, o planeta anão mais próximo da Terra.

Vénus

De facto, Vénus é o planeta mais quente do sistema solar, sendo mesmo mais quente do que Mercúrio, que está mais próximo do Sol. A sua temperatura média à superfície é de 460ºC devido ao forte efeito de estufa que acontece a grande escala em todo o planeta.

Júpiter

Júpiter é o maior planeta do sistema solar, ele está situado entre Marte e Saturno. Quinto planeta a partir do Sol, situado entre Marte e Saturno, Júpiter é o maior planeta do sistema solar, com diâmetro de 142.984 quilômetros – caberiam mil planetas como a Terra em Júpiter.

Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O mais legal é que, às vezes, alguns deles ficam mais perto uns dos outros em uma fila que atravessa a abóbada celeste.

Vênus

Vênus é conhecido como a Estrela da Noite porque ele é o planeta mais brilhante que pode ser visto da Terra. Sua espessa camada de nuvens é um excelente refletor da luz do Sol. Vênus e Terra têm tamanho, composição e massa similares.

A dupla estará visível a partir das 18h48, 17° acima do seu horizonte oeste. Isso significa que o momento de aproximação máxima não poderá ser visto, devido às posições que os corpos envolvidos no evento estarão ocupando no céu, abaixo da linha do horizonte.

Plutão orbita a, aproximadamente, 5,9 bilhões de quilômetros do Sol e, por conta disso, sua temperatura fica em torno de -232°C, o que significa que não seria um planeta habitável, segundo a Nasa.

Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É um planeta rochoso, destituído de satélites e atmosfera rarefeita, sendo também o menor planeta do sistema solar.

Para o IBGE, “Até hoje não se sabe o número exato de pessoas com Nanismo que vivem no Brasil. Estima-se que seja 1 para cada 10 mil habitantes” afirma Pottes.

Chuva de diamantes em Urano pode não existir — mas em Netuno, sim!

Feminino: anã. Plural: anãos ou anões.

4,543 × 10^9 anos

Mas afinal, qual é o nosso lugar no Universo? Partindo do planeta Terra, nosso horizonte se expande ao Sistema Solar, que contém mais sete planetas. Este sistema se encontra em um dos braços da nossa galáxia: a Via Láctea; que faz parte do Grupo Local, um grupo de galáxias próximas.

É possível observar a Via Láctea da terra em lugares sem iluminação artificial e com o ar límpido. Em noites sem nuvens e lua vemos claramente no céu uma faixa esbranquiçada que atravessa o hemisfério celeste de um horizonte a outro. A parte mais brilhante fica na constelação de Sagitário.