Qual é o pior tipo de solo?

Perguntado por: iescobar4 . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

O solo siltoso é considerado um tipo ruim de solo. As piores tipos de estrada são aquelas que estão em solo siltoso: formam grandes atoleiros quando chove e, na época das secas fazem muita poeira. Além disso, é comum a erosão e desagregação natural neste tipo de solo, portanto demanda maiores cuidados e manutenção.

solo Humífero

O melhor solo para o plantio é aquele que disponibiliza água, nutrientes para as raízes das plantas, de forma que a plantação tenha um excelente desenvolvimento. Diante disso, e dos tipos de solos que te apresentei, o melhor para plantio é o solo Humífero, pois é o que apresenta as melhores condições de plantio.

O solo argiloso retém muito mais água, a um determinado potencial, do que o solo de textura média ou arenoso. Após a chuva, os terrenos de solos argilosos, que absorvem bastante água, ficam encharcados.

Assim, é imprescindível considerar os fatores físicos no momento de avaliar a qualidade do solo da sua lavoura.
...
Confira abaixo os principais:

  1. porosidade;
  2. densidade;
  3. estabilidade de agregados;
  4. textura;
  5. encrostamento superficial;
  6. compactação;
  7. condutividade hidráulica;
  8. capacidade de armazenamento de água disponível.

Qual o método mais utilizado para se identificar o solo? Dentre as técnicas mais utilizadas para a realização de sondagens em solos, temos a Sondagem à percussão ou SPT (Standart Penetration Test), onde todos os seus procedimentos são padronizados pela NBR 6484/2001.

Os principais tipos de solo são os argilosos, os arenosos, os humosos e os calcários. Eles apresentam diferenças significativas em termos estruturais e também de fertilidade.

Graças ao solo, as plantas retiram os nutrientes necessários para a sua sobrevivência. O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

Os latossolos são os solos mais representativos do Brasil, ocupando aproximadamente 39% da área total do País e sendo distribuídos praticamente por todo o território nacional.

Solo argiloso: é formado por agregados de argila pequenos e compactos, permitindo melhor retenção de água disponível, melhores condições de reter nutrientes, característica importante para a prática da atividade agrícola.

Manejo correto do solo arenoso
Nesse tipo de terreno, o ideal é que se busque o cultivo de espécies com maiores sistemas radiculares ou que consigam buscar água e nutrientes em camadas mais profundas da terra.

O solo arenoso tem diversas características que dificultam o cultivo. A principal delas é a pobreza de nutrientes e matéria orgânica, responsáveis pela nutrição e pelo desenvolvimento saudável da plantação. Outra grande dificuldade de plantar em solo arenoso é a falta de água.

Solo Arenoso
Possui uma alta permeabilidade, a água penetra com facilidade entre os grãos e não fica retida.

No Brasil, os solos caracterizados como Terra Preta de Índio (TPI) estão a ser estudados pela Embrapa Amazónia Ocidental, num projecto que envolve também alunos da Universidade Estadual do Amazonas.

A figura 2 mostra como é a sequência de intemperismo do solo mais jovem (Neossolo Litólico) para o mais velho (Latossolo). Nessa sequência, a medida que o intemperismo aumenta com o tempo o mineral representado pela mica transforma-se em caulinita e depois em gibbsita.

latossolos

Os latossolos são bem desenvolvidos, com grande profundidade e porosidade. Por isso, considera-se que sejam solos cujos materiais são os mais decompostos. Classificam-se como solos velhos ou maduros, formados sob condições tropicais.

Terra preta ou marrom
É um solo rico em matéria orgânica, pois animais morrem em florestas e troncos e folhas caem das árvores. Esses materiais se decompõem na terra, sendo considerado o melhor tipo de terra por esse motivo além de ter boa retenção de ar e umidade.

Quando há a derrubada ou queima destas florestas para implantação de pastagens ou culturas agrícolas, quase toda a matéria orgânica do solo é perdida, juntamente com os nutrientes nela retidos, daí a dificuldade em se estabelecer agricultura produtiva nestas áreas e a importância da manutenção das florestas.

Funciona assim: é só pegar um punhado de terra, molhar com água e tentar modelar como uma massinha. O primeiro passo é fazer uma "cobrinha" e, em seguida, juntar as pontas para criar um aro. Se nem deu para completar a primeira etapa direito, o solo é arenoso. Se o aro ficou perfeito e não rachou, é argiloso.

Está mais que comprovado: um solo saudável está relacionado com a produtividade dos cultivos e a qualidade, o peso e o tamanho dos frutos. É evidente também que a saúde das plantas está diretamente relacionada com a saúde do solo.

Tipos de solos: os solos são agrupados em três categorias quanto à capacidade de retenção de água: arenoso (Tipo 1); textura média (Tipo 2); e argiloso (Tipo 3), conforme disposto na Instrução Normativa Nº 2 de 09 de novembro de 2021.

Essa variação é decorrente da região em que está localizado, solos ácidos são aqueles de regiões úmidas, como margem de rios e pântanos (pH < 6,5), são conhecidos como argilosos.