Qual é o pico da icterícia?

Perguntado por: agomes9 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 5 votos

A icterícia no RN a termo tem seu pico no 3º a 4º dia de vida, e o quadro é normalizado até o 7º dia de vida. Já a icterícia no RN pré-termo tem seu pico no 4º ao 7º dia de vida, tendendo a normalizar o quadro entre o 10º a 30º dia de vida. O limite máximo para a icterícia ser considerada fisiológica é de 13 mg/dL.

A icterícia é detectada através do exame de sangue. Klebiana explicou, também, que recém-nascidos podem apresentar a icterícia como algo fisiológico (normal), quando acontece após 24 horas de vida, ou seja, entre segundo e terceiro dias de vida e vão melhorando entre o quinto e sétimo dias de vida.

A icterícia fisiológica em geral não causa outros sintomas e se resolve no prazo de uma semana. Se o bebê permanecer ictérico além de duas semanas de idade, o médico avalia o bebê para tentar detectar outras causas de hiperbilirrubinemia além da icterícia fisiológica.

Concentração da bilirrubina conjugada > 1 mg/dL (> 17 micromol/L) se hiperbilirrubinemia < 5 mg/dL (< 86 mcmol/L) ou > 20% da hiperbilirrubinemia (sugestivo de colestase neonatal)

Uma das causas mais comuns do aumento da bilirrubina indireta é conhecida como icterícia neonatal e cerca de 60% dos neonatos e 80% dos prematuros se enquadram na doença que apresenta níveis séricos de bilirrubina não conjugada acima de 5 mg/dL.

Qual o grau normal da icterícia? A icterícia neonatal considerada normal, chamada de fisiológica, começa geralmente no terceiro dia depois que o bebê nasce e vai embora, normalmente, em até 1 mês. Sendo que, nos bebês prematuros, pode levar mais alguns dias.

O nível de bilirrubina do seu bebê será verificado algum tempo após a fototerapia ter terminado, geralmente em torno de 24 horas.

Normalmente, um recém-nascido tem icterícia fisiológica até o 14º dia de vida.

Entretanto, alguns bebês podem ter icterícia que dura mais de duas semanas. Os sinais de alerta para atresia biliar são: icterícia por mais de duas semanas e também fezes de cor amarela clara, branca como giz ou de cor de argila.

Não é uma doença por si só, mas é indicativo de doenças no fígado, como hepatites, cirroses e obstrução das vias biliares. A causa da icterícia é o excesso de bilirrubina, uma substância de cor amarela produzida pelo fígado e que, geralmente, é eliminada na urina e nas fezes.

O tratamento de fototerapia neonatal ou banho de luz pode durar até 7 dias no hospital dependendo da necessidade. Em casa esse tempo pode ser menor, necessita-se de aproximadamente 2 dias.

A fototerapia é o tratamento mais indicado, mas só se a icterícia não regredir espontaneamente. Popularmente conhecida como banho de luz, a técnica expõe a criança à luminosidade emitida por lâmpadas específicas, que atinge diretamente a estrutura do pigmento, diluindo-o e eliminando-o.

Como saber se o bebê está com icterícia
Para crianças de pele mais escura, observe se os olhos ou as gengivas estão amarelas. É importante lembrar que a icterícia passa rápido, na maioria das vezes sozinha, e não deixa nenhum tipo de sequela, exceto em casos gravíssimos.

Em neonatos com peso de 500 g, o valor de bilirrubinemia total considerado para o início do tratamento variou entre 3 e 10 mg/dl nas primeiras 72 horas de vida. Em prematuros com peso de 1.500 g, o valor mínimo de indicação variou de 5 a 7 mg/dl, e o valor máximo, de 12 a 14 mg/dl nesse período.