Qual é o peso específico do mercúrio?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Enquanto a massa específica do mercúrio é 13600 kg/m3, sua densidade relativa é 13600 kg/m31000 kg/m3=13,6.

N/m³

O peso específico de um corpo diz respeito à razão entre o seu peso e volume. A unidade de medida de peso específico é o N/m³.

O Mercúrio é considerado metal pesado pelo fato de apresentar toxidez ao entrar em contato com organismos vivos.

Qual a fórmula para calcular densidade? É muito simples calcular a densidade de um material: basta dividir a massa pelo seu volume.

Logo temos o peso específico do aço como 7.800kg/m³, ou seja, 1 metro cúbico de aço pesa aproximadamente 7,8 toneladas.

Semelhante a uma pequena panela, o aparato permite a recuperação da maior parte do mercúrio, que tem um alto custo —1 kg do metal custa cerca de R$ 1.500 nas regiões mais isoladas da Amazônia.

Um litro de água pesa um quilograma, ou mais precisamente, 1000 gramas.

Matematicamente, essa relação é expressa através da seguinte fórmula: P = m . g, onde P é o peso, m é a massa e g é a aceleração da gravidade.

Também podemos calcular o peso específico multiplicando a densidade (ou massa específica) do material kg/m³, pela aceleração da gravidade m/s².

Peso específico (d) de uma substância é a razão do peso (P) de uma porção dessa substância pelo volume (V) que ela ocupa. Densidade relativa é a razão da massa específica (densidade absoluta) de uma substância pela massa específica de outra substância tomada como referência.

O que muita gente não sabe, no entanto, é que o contato desse elemento metálico com o organismo pode causar lesão ao sistema nervoso. De acordo com o coordenador do curso de Medicina da Univates, o médico Luís Fernando Kehl, em níveis excessivos, o mercúrio pode causar danos teciduais no organismo humano.

A inalação ou ingestão de grandes quantidades de mercúrio, no entanto, pode resultar em sérias consequências neurológicas. Os sintomas podem incluir tremores, insônia, perda de memória, dores de cabeça, fraqueza muscular e — em casos extremos — morte.

Mercúrio exige cuidados especiais
A contaminação por mercúrio é de grande risco para a saúde, sobretudo das crianças, já que ele interfere no sistema neurológico ainda em desenvolvimento, podendo afetar cognição e locomoção.

Enquanto a massa específica do mercúrio é 13600 kg/m3, sua densidade relativa é 13600 kg/m31000 kg/m3=13,6.

No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3).