Qual e o período do dia?

Perguntado por: ldrumond9 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Resposta verificada por especialistas. O dia pode ser dividido em 3 ou 4 períodos, tal como manhã, tarde e noite (8 horas cada um), pelos turnos matutino, diurno, vespertino e noturno ou então por manhã, tarde, noite e madrugada.

Nesse sentido, o período compreendido entre a 0h até às 6h faz referência à madrugada; das 6h às 12h, temos a manhã; das 12h às 18h, a tarde; e das 18h às 24h, a noite.

Assim, temos que o período compreendido entre a 0h até às 6h faz referência à madrugada; das 6h às 12h, temos a manhã; das 12h às 18h, a tarde; e das 18h às 24h, a noite.

UM DIA PODE SER DIVIDIDO EM TRÊS PERIODOS: MANHÃ, TARDE E NOITE.

O dia pode ser dividido em 3 ou 4 períodos, tal como manhã, tarde e noite (8 horas cada um), pelos turnos matutino, diurno, vespertino e noturno ou então por manhã, tarde, noite e madrugada.

Meia-noite, 0h: o dia começa à 0h e vai até a meia-noite (ou até as 24h). Zero hora marca o início de um dia; meia-noite, o final.

Dia 01 ao 14 do ciclo: Nos primeiros dias ocorre o período menstrual, que costuma durar de 3 a 7 dias.

Como exemplo, se calcularmos a duração do dia, em Porto Alegre, no dia 21 de março ou 21 de setembro, obteremos exatamente 12 horas de sol, que dividindo por 2 dá 6 horas. Subtraindo 6 horas do meio-dia, obtém-se o nascimento às 6 horas e somando 6 ao meio-dia, obtém-se 18 horas para o pôr do sol.

Vespertino se refere ao período da tarde, que vai, normalmente, do meio-dia até às dezoito horas.

Um dia é uma unidade de tempo geralmente definida como um intervalo igual a 24 horas.

Há também o período noturno, que ocorre somente pela noite. As pessoas podem ser caracterizadas como matutinas ou vespertinas. Matutino é aquele indivíduo que prefere acordar cedo e fica sonolento quando passa do seu horário de dormir, algo em torno das 21 horas.

Então, todo o período que possui a luz do sol é classificado como dia. E a noite? Bem, a noite é o período que não tem a luz natural do sol.

Crepúsculo vespertino
O que ocorre ao final da tarde, entre o pôr do sol e a noite.

Diurno e noturno
Diurno é compreendido o período do dia entre o nascer do sol e o pôr do sol. Noturno é referente à noite, ou seja, o período do dia entre o pôr do sol e o nascer do sol.

período (manhã) – Trabalhando com números.

Refere-se ao período da manhã, ou seja, aquele que começa nas primeiras horas do dia e segue até o intervalo para o almoço. O início das aulas se dá por volta das 7 ou 7:30 horas, e as atividades podem seguir até às 13 horas. Isso não significa que todos os dias você vai estudar das 7 às 13 horas.

Vespertino. O vespertino tem início a partir do meio-dia e segue até as 18h. Como tem o horário de almoço aí pelo meio, geralmente as faculdades dão início às aulas a partir das 13h, com o término que pode variar dependendo da grade de matérias do dia.

A madrugada é o período do dia que vai entre 0:00 (meia-noite) às 5:59, situando-se entre a noite e a manhã.

A hora noturna, também conhecida como hora ficta, corresponde a todo trabalho realizado no período da noite. Ela existe com embasamento da Constituição Federal e na CLT, sendo garantida para todos os trabalhadores que realizam sua jornada de trabalho a partir das 22h até às 5h da manhã.

A meia-noite é o momento que marca o fim de um dia (fim da vigésima quarta hora) e o começo do dia seguinte (início da primeira hora).

O dia tem 24 horas. O dia e a noite somados tem 24 horas.