Qual é o perímetro normal da cabeça do bebê ao nascer?

Perguntado por: treal . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Ministério da Saúde divulga nota sobre perímetro cefálico de bebês. Compartilhar: O Ministério da Saúde, em consonância com as secretarias estaduais e municipais de Saúde, passa a adotar, a partir de agora, a medida de 32 cm para a triagem e identificação de bebês possíveis portadores de microcefalia.

O perímetro cefálico é um nome um pouco complicado, mas significa a medição do tamanho da cabeça do bebê. O médico faz isso com uma fita métrica mesmo, daquelas normais que todo mundo tem em casa.

Se notar qualquer assimetria na cabeça do seu bebê é fundamental comentar com o pediatra, que irá avaliar a fontanela (conhecida popularmente como moleira) e o perímetro da cabeça para ver se está de acordo com a idade. Se tudo estiver normal, não há nada com o que se preocupar.

Tamanho RN
O peso tido como normal para um recém-nascido é entre 2,5 e 3,8 quilos, enquanto o comprimento varia entre 46 e 54cm. Portanto, quando a mamãe já sabe, através do pré-natal, que o bebê nascerá grande ou pesado, ela pode ignorar o tamanho RN.

A avaliação do perímetro cefálico (PC) é importante, pois apresenta relação direta com a velocidade de crescimento cerebral, auxiliando a diagnosticar alterações do desenvolvimento quando associada à anamnese e ao exame físico1,2.

leia mais do bebê (a medida da cabeça ao redor do maior diâmetro) durante exames físicos de rotina. O médico diagnostica a macrocefalia quando a circunferência da cabeça for significativamente maior em comparação à faixa normal para os bebês do mesmo sexo, idade e etnia na região em que o bebê vive.

Porém após o nascimento, sabe-se que o parâmetro para ser considerado “normal” é um perímetro cefálico acima de 33 até 38,6cm.

Causas comuns:
Macrocefalia familiar benigna (tendência familiar para o tamanho grande da cabeça) Doença de Canavan. Síndrome de Hurler. Hidrocefalia (congénita, pós-traumática ou obstrutiva)

O crânio do bebê ao nascimento é formado por muitos ossos, que são separados por espaços chamados suturas. Essas suturas permitem o crescimento do crânio e expansão do cérebro. Com o tempo, as suturas irão produzir novo tecido ósseo, fazendo com que o crânio esteja fechado na vida adulta.

Peso do bebê

MeninosMeninas
Peso3,8 a 5,0 kg3,2 a 4,8 kg
Estatura50,9 a 58,5 cm49,9 a 57,5 cm
Perímetro cefálico36 a 38,5 cm35,4 a 37,5 cm
Ganho de peso mensal700 g700 g

Quando o bebé nasce, sonhamos com um recém-nascido perfeito, de cabeça redondinha, no entanto, a realidade é um pouco diferente, a maioria dos bebés nascem com a cabeça oval ou achatada, com nódoas negras ou pequenas feridas.

Como identificar a deformidade de crânio
Podem ser usadas pelo Pediatra medidas do crânio como o perímetro cefálico e os diâmetros biauricular e occipúcio-glabelar, porém o mais eficaz é a avaliação do formato do crânio, que não necessita de muita experiência para suspeitar da deformidade (Plagiocefalia Postural).

A microcefalia grave é definida como um perímetro cefálico menor do que um valor ainda mais baixo, normalmente menor que três desvios-padrão (DP) abaixo da média em recém-nascidos da mesma idade e sexo. Isso significa que a cabeça do recém-nascido é extremamente menor do que a de recém-nascidos da mesma idade e sexo.

Essa condição é chamada de assimetria craniana e é muito comum entre bebês. Na prática, é quando a cabeça da criança apresenta um achatamento em um dos lados ou atrás da cabeça nos primeiros meses de vida. Essa condição requer a avaliação de um neurocirurgião infantil e é feita no próprio consultório.

Microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, ou seja, igual ou inferior a 32 cm.

Via de regra, o crescimento do perímetro cefálico ocorre da seguinte forma, no primeiro ano de vida: 1º trimestre: aumento de 2 cm/mês. 2º trimestre: aumento de 1 cm/mês. 3º trimestre: aumento de 0,5 cm/mês.

video_content