Qual é o perímetro do triângulo formado no plano cartesiano?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Os catetos do triângulo retângulo são as medidas dos outros lados do triângulo, que são 12 e 5, enquanto a hipotenusa será a distância entre os pontos A e C. Portanto, realizando a soma das medidas dos segmentos, temos que o perímetro do triângulo é igual a 5 + 12 + 13 = 30 unidades de medida.

Questão 3. Determine o perímetro do triângulo ABC, cujas coordenadas são: A (3,3), B (–5, –6) e C (4,–2). Resposta correta: P = 26,99.

O perímetro de uma figura plana é igual à soma do comprimento de todos os lados dela. Assim, ainda que exista fórmula para algumas figuras planas, basta lembrar que a soma dos seus lados resulta no seu perímetro.

Para calcular o perímetro de uma figura no plano cartesiano deve-se somar todos os lados da figura, já para cálculo de área deve-se identificar qual é a figura para recorrer a equação devida. Por exemplo, para calcular a área de um quadrado basta multiplicar o lado pela largura do quadrado.

No caso de triângulos, o seu perímetro é a soma dos seus três lados. Se dois triângulos forem semelhantes de modo que a razão de semelhança seja k, então a razão entre os seus perímetros será também igual a k.

Considere o triângulo de vértices A(xA, yA), B(xB, yB) e C(xC, yC), veja a sua representação em um plano cartesiano: A partir dessa representação podemos dizer que o cálculo da área (A) de um triângulo através dos conhecimentos da geometria analítica é dado pelo determinante dos vértices dividido por dois.

A área do triângulo é igual à medida da sua superfície. Para calcular área de um triângulo qualquer, o método mais comum é multiplicar o comprimento da base e da altura e dividir por dois.

A área do triângulo é o produto entre a base e a altura divido por 2. A área do triângulo é a medida da sua superfície, que pode ser calculada multiplicando a base pela altura e dividindo por dois, considerando qualquer triângulo.

Toda função definida por f(x) = ax + b, com a e b pertencentes aos reais e a 0 é considerada uma função do 1º grau e possui representação gráfica no plano cartesiano. O gráfico de uma função do 1º grau é uma reta podendo ser crescente ou decrescente.

Logo, temos que o perímetro do triângulo é 11 + .

O triângulo possui quatro faces.

O perímetro do triângulo escaleno é a igual à soma dos três lados.

Para calcular o perímetro de um triângulo isósceles, basta realizar a soma dos seus lados.

O perímetro é a medida do contorno de uma figura geométrica e pode ser obtido pela soma dos lados de um polígono ou, no caso dos círculos, por meio de uma fórmula. Perímetro é uma medida observada em figuras geométricas planas, isto é, figuras bidimensionais.

Em geral, para encontrar a área multiplica-se a base das figuras pela altura (h). Já no perímetro soma-se os segmentos de reta que compõem o contorno (lados). Vale destacar que as unidades de medida aplicadas nas operações de área e perímetro são distintas.

Para encontrar a área de um triângulo retângulo, basta dividir por 2 o resultado da multiplicação da base (b) pela altura (h). A área é sempre calculada em centímetro quadrado (cm²), metro quadrado (m²) ou quilômetro quadrado (Km²). O perímetro é calculado em centímetro (cm), metro (m) ou quilômetro (km).