Qual é o perigo da jiboia?

Perguntado por: omoraes2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

Muitas pessoas acreditam que a jiboia é venenosa, há até mesmo uma crença de que ela é venenosa durante alguns meses do ano. No entanto, isso não é verdade, pois as jiboias não apresentam glândulas de veneno, nem dentes inoculadores. A jiboia não é venenosa e mata sua presa por constrição, impedindo o fluxo sanguíneo.

É venenosa? Com a sua fama, é muito comum imaginar que a jiboia é venenosa, mas a verdade é que não! Na biologia, sua dentição é chamada de “áglifa”, o que significa que ela não produz substâncias tóxicas, por isso, ao morder, não injeta veneno. Sendo assim, o animal não oferece riscos a seres humanos.

Quando se sentem ameaçadas ou acuadas é que as jiboias se colocam em posição de defesa e pode expirar o ar dos pulmões com força produzindo um ruído característico, conhecido como “o bafo da jiboia”, que não é tóxico e nem causa manchas na pele do homem.

A jiboia (geralmente) alimenta-se de mamíferos, como roedores e pequenos primatas, lagartos, aves, entre outros animais. Ela mata suas presas por meio de um processo de constrição, ao envolver-se no indivíduo. A constrição é tão forte que interrompe o fluxo sanguíneo, impedindo a chegada de oxigênio aos órgãos.

“A jiboia não é uma espécie nativa brasileira e, junto com a samambaia, é uma das mais usadas em projetos de Urban Jungle, já que é vistosa e bastante resistente. Ela gosta de calor úmido e é uma planta de sombra ou meia-sombra, muito fácil de manter.

fala que ele tem finalidade de companhia ou seja animal de companhia nós. mas aquele que acompanha então você pode transitar com seu animal tudo bem você pode transitar.

Siga as dicas de não tocar e ingerir e de deixá-las fora do alcance de animais e crianças, para garantir que a planta traga toda sua beleza para seus ambientes sem que, para isso, ninguém corra riscos.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

Cobras detestam plantas com cheiro forte, e o capim-limão ou capim santo com certeza possui essa característica. Arbustivo, ele é bem fácil de cuidar: confira mais informações em nosso artigo sobre como plantar capim santo. Além de se proteger das cobras, é possível fazer um chá delicioso com essa planta!

Inland Taipan

A cobra Taipan Comum é subdividida em duas subespécies: a Taipan Costeira da Austrália e a Taipan de Papua que é nativa da costa sul de Papua, na Nova Guiné. A espécie Inland Taipan é considerada a cobra mais venenosa do mundo.

Mesmo assim, a sucuri pode atingir dobro do tamanho de uma jiboia. Além do tamanho, mais uma diferença entre a sucuri e a jiboia está ligada aos costumes aquáticos e terrestres. Ainda que ela possa se deslocar, a sucuri apresenta hábitos aquáticos. Por isso, seus olhos e narinas estão no alto da cabeça.

Em geral, elas são alimentadas com apenas um tipo de presa, o que é bem diferente na natureza, onde ela pode se alimentar de roedores, lagartos, aves, entre outros animais. Além disso, por gastarem pouca energia é comum que jiboias domésticas fiquem obesas – e o sobrepeso pode comprometer suas funções.

Habitat e onde encontrar a Jibóia
A jiboia vive em locais tropicais da América do Norte, Central e do Sul. Os indivíduos também podem viver em ilhas do Caribe.

Desde 1997, o Ibama permite a criação de cobras não peçonhentas como animal de estimação. Mas, para ter uma delas em casa, é preciso que o animal seja comprado em um criadouro certificado pelo Ibama — não é possível "legalizar" um animal adquirido de maneira ilegal.

As sucuris (Eunectes murinus) destacam-se por serem a maior espécie de serpente em massa corpórea do mundo, mas não são a maior espécie em comprimento. No nosso país, essa serpente é a maior também em tamanho, estando a jiboia em segundo lugar no ranking.

A jiboia-constritora enxerga muito mal, mas tem poços labiais para detectar a presa pelo calor. É esse “segredo” que a torna uma grande caçadora noturna.

7. Jiboia. Outra opção de plantas para ter dentro do quarto e que é muito queridinha, é a jiboia.

“A jibóia é uma planta coringa para ambientes fechados e não suporta altas temperaturas, por isso é perfeita se a sua cozinha tem pouca luminosidade.

Alimentação de uma jiboia
Dependendo do tamanho da cobra, as presas podem variar de camundongos a coelhos, porquinhos-da-índia, ratos e outros roedores. Normalmente um pequeno mamífero por semana é o suficiente, mas a frequência de alimentação dependerá do animal e de suas necessidades.

O preço do filhote começa em R$ 2.000.

Jiboia. Uma das espécies preferidas entre os decoradores, a jiboia também pode ser criada na água. Esta planta de água é pendente e se caracteriza por galhos longos, com muitas folhas verde escuro.