Qual é o perigo da cobra de duas cabeças?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

“Pelo fato da cabeça ser bem parecida com a ponta da cauda, muitas pessoas ficam confusas e acham que esse animal possui duas cabeças, o que não é verdade”, afirmou Ribeiro. É importante ressaltar que as anfisbenas não são venenosas, e não oferecem nenhum tipo de perigo.

As cobras-cegas, ou cecílias, são animais da Classe Amphibia, de uma Ordem chamada Gymnophiona. Tais indivíduos, de corpo cilíndrico e alongado, não possuem patas e, diferentemente das serpentes e anfisbenas (cobras-de-duas-cabeças), há ausência de escamas.

O que atrai cobras para quintais? As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

O que fazer ao encontrar uma cobra? A recomendação é manter a calma caso encontre uma cobra no quintal, dentro de casa ou na rua, e se afastar. “Mantenha afastado os animais domésticos, salvar as crianças, e ligar para os órgãos competentes para o resgate”, explica o agente.

anfisbenas

As anfisbenas são animais de corpo cilíndrico e alongado, e com cauda curta e arredondada. Como suas duas extremidades são semelhantes, e seus olhos bem pequenos, estes indivíduos são conhecidos popularmente como cobra-de-duas cabeças.

Apesar de a cultura popular atribuir perigo à cobra-cega, a espécie é inofensiva.

"Uma noite eu tive esse sonho e, no dia seguinte, meu empresário na época recebeu um telefonema dizendo: 'Tenho uma cobra de duas cabeças que encontrei em Northridge e acho que seu cliente, Nic Cage, poderia se interessar", relembrou o ator, antes de acrescentar que não queria falar quanto que o animal lhe custou.

taipan

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.

O principal alimento da cobra-cega são os animais invertebrados (insetos, aracnídeos como aranhas, e anelídeos como minhocas). Em alguns casos especiais, como ausência extrema de comida, eles comem outras cobras-cegas.

Um exemplar raro de uma cobra da Pantherophis obsoletus com duas cabeças vive desde 2005 no Centro de Conservação da Natureza em Cape Girardeau, no estado americano do Missouri.

Cobras detestam plantas com cheiro forte, e o capim-limão ou capim santo com certeza possui essa característica.

Como saber se tem cobra por perto? Bem, isso não é tão fácil, pois não é simples identificar seu rastro. No entanto, existem alguns indicadores que podem nos orientar a respeito: Restos de sua pele: uma maneira de saber é quando encontramos restos de sua pele, que mantém a forma do animal após realizar sua muda.

O gato é um animal caçador por natureza. Você pode ter um gato e ele vai ajudar a afastar as cobras e ratos de suas casas. Eles começam a persegui-las devido à movimentação que fazem. Isso vai ajudar a afastá-las.

Segundo dados do Instituto Butantan, local de pesquisas e estudos de ofídios, a maioria das serpentes brasileiras são de porte médio. Por isso as partes baixas do corpo são as mais atingidas nas picadas, sendo 70% os pés e pernas, 13% mãos e antebraços e 17% outras áreas.

Vedar frestas e buracos em paredes e assoalhos; Animais como galinhas e gansos, em geral afastam a serpentes das áreas mais próximas as habitações e se alimentam de aranhas e escorpiões; Evitar plantas como trepadeiras muito encostadas a casa, folhagens entrando pelo telhado ou mesmo pelo forro.

Pegue a cobra e tire-a de casa se você tiver certeza de que ela não é venenosa. Vista luvas grossas para se proteger. Depois, passe uma vara por baixo da cabeça da serpente e pegue-a pela cauda com a outra mão. Se preferir, pegue o animal com força pela cabeça.

Segundo a mitologia grega, a Anfisbena nasceu do sangue que gotejou da cabeça de Górgona Medusa quando Perseu voou por cima do Deserto da Líbia, com ela em suas mãos. Foi então que o exército de Cato encontrou-a junto com outras serpentes em sua marcha. A Anfisbena alimentou-se dos cadáveres deixados para trás.

A primeira delas é endêmica da ilha, ou seja, não ocorre em nenhum outro lugar no mundo. Em relação à concentração de serpentes, segundo o Butantan, o local só perde para a Ilha de Shedao, na China, que abriga por volta de 20 mil desses animais.