Qual é o perigo da cobra-cega?

Perguntado por: iboaventura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Apesar de a cultura popular atribuir perigo à cobra-cega, a espécie é inofensiva.

O principal alimento da cobra-cega são os animais invertebrados (insetos, aracnídeos como aranhas, e anelídeos como minhocas). Em alguns casos especiais, como ausência extrema de comida, eles comem outras cobras-cegas.

Encha com bolinhas de naftalina e com cápsulas de canela e feche. Coloque nos locais que deseja afastar as cobras. Essa é a opção mais sensata para quem tem crianças ou animais de estimação e não os quer expostos às naftalinas.

As cobras-cegas podem ser encontradas em áreas tropicais e neotropicais em todo o mundo, da América Central e do Sul até a África Central e Sudeste Asiático.

as glândulas de veneno predominam na região da cauda, o que faz sentido: enquanto a cabeça conta com boca e dentes para se defender, a porção posterior do animal está indefesa diante das mordidas de um predador. Assim, o animal que se aventurar a abocanhar a cobra-cega por trás acaba ingerindo substâncias tóxicas.

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

Assim como o acúmulo de sujeira e bagunça, alguns arbustos e outras plantas são um esconderijo perfeito para cobras da região. Manter a grama sempre aparada é uma ótima maneira de evitar essas visitantes rastejantes e indesejadas. Um jardim cheio de moitas e de plantas densas também atrai serpentes.

Há quem recomende plantar no quintal certos tipos de plantas capazes de espantar cobras. Entre as espécies vegetais citadas, estão arruda, manjericão, capim-limão, cactos e citronela.

Cobra-cega: divertida e benéfica
A audição, por exemplo, será muito importante para os pequenos acharem os amiguinhos quando estiverem vendados. O tato serve para se orientarem dentro do ambiente, tocando nas coisas no caminho e até nas pessoas que fazem parte da brincadeira, para reconhecê-las.

Um espécime de cobra-cega gigante (Caecilia pachynema), exposto em museu, mostra suas três fileiras de dentes. O único outro anfíbio peçonhento conhecido é o da espécie Corythomantis greeningi, também encontrado no Brasil, que, “pica” através de uma série de glândulas tóxicas e espinhos afiados em sua face.

Alho espanta cobra? Alguns estudos também relatam que, ao contrário do que se acreditava, o uso do alho para espantar cobras não costuma ser muito eficaz, especificamente no caso dos viperídeos ou víboras, que são bastante venenosas.

* Proteger os predadores naturais de serpentes como as emas, as seriemas, os gaviões, os gambás e cangambás, e manter animais domésticos como galinhas e gansos próximos às habitações que, em geral, afastam as serpentes.

A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.

As cobras-cegas, ou cecílias, são animais da Classe Amphibia, de uma Ordem chamada Gymnophiona. Tais indivíduos, de corpo cilíndrico e alongado, não possuem patas e, diferentemente das serpentes e anfisbenas (cobras-de-duas-cabeças), há ausência de escamas.

Fêmea adulta de Siphonops annulatus com filhotes recém-nascidos. As cobras-cegas podem ser vivíparas ou ovíparas. Siphonops annulatus é ovípara, e põe de 5 a 16 ovos.

Cobras cegas são frequentemente confundidas com minhocas ou pequenas cobras. Sua aparência é de uma “mini serpente” cavadora, semelhante a vermes, de cor rosa ou cinza e tem uma língua bifurcada e escamas lisas ao redor do corpo (sem escamas largas na barriga) que lhes permitem viajar pelo solo.

As cobras são animais de sangue frio e dependem do ambiente para se aquecer. Mas não podem ficar sob o sol direto, para não ressecar. Por isso preferem os locais úmidos, escuros e quentes e se refugiam em montes de lenha, lixo, paióis , palhadas, cupinzeiros, folhagens etc.

Oxyuranus microlepidotus

Deste seleto grupo, há uma que é considerada a cobra mais venenosa do mundo: estamos falando da taipan-ocidental, ou taipan-do-interior, cujo nome científico é Oxyuranus microlepidotus. Nativa da Austrália, ela ganhou esse título devido à concentração da toxicidade de seu veneno.