Qual é o perfil de um alcoólatra?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Mudança no ciclo de amizades, os alcoólatras frequentemente mudam de amigos e/ou colegas para aqueles com que podem beber mais e em estágios mais avançados o isolamento para beber sozinho. Mudança de humor mais frequente e agressividade quando confrontado são sinais claros do alcoolismo.

Existem vários transtornos mentais causados ou acentuados pelo álcool como, por exemplo, a esquizofrenia transtornos do humor, transtorno bipolar, transtorno do sono, ansiedade e depressão. O alcoolismo e a depressão são as duas doenças psiquiátricas, isoladamente, mais comuns encontradas na população.

Ele interage com moléculas chamadas neurotransmissores que fazem a comunicação entre as células. Entre outras coisas, o álcool inibe a atividade do cérebro, proporcionando a maioria das mudanças de comportamento que conhecemos.

Quais são os sintomas da depressão alcoólica?

  • cansaço;
  • irritabilidade;
  • baixa autoestima;
  • pouca ou muita fome;
  • sentimentos de fracasso e de culpa;
  • tendência a pensamentos negativos e falta de esperança;
  • perda do interesse por atividades que antes eram prazerosas;
  • dificuldade para dormir, insônia ou sono em excesso.

São muitos os sintomas da abstinência alcoólica, mas os mais comuns são ansiedade, agitação, suor excessivo, alterações de humor, dores fortes de cabeça, alteração na pressão arterial, náusea, vômito, diarreia, taquicardia, confusão mental, alucinações, insônia, fraqueza, ataques de pânico.

Procure ajuda profissional
Incentive-o a procurar ajuda de profissionais especializados para iniciar o tratamento adequado, conforme seja o caso. Se for necessária a internação, explique a sua relevância, já que se trata apenas de algo temporário, visando a saúde e o bem-estar.

Algumas sugestões são:

  1. Desenvolver atividades que sejam prazerosas, mas que não envolvam o uso de bebidas;
  2. Substituir o tempo empregado em beber por atividades agradáveis;
  3. Evitar estar frequentemente junto a pessoas que o(a) encorajam a beber ou a se embebedar;
  4. Evitar locais onde o consumo era realizado.

O distúrbio provoca o desejo incontrolável de consumir álcool após o uso repetido e prolongado da substância, quando o indivíduo prioriza o vício em detrimento de qualquer outra atividade.

A Psicose Alcoólica (PA) é uma psicose secundária com predomínio de alucinações relacionadas ao consumo agudo de álcool ou abstinência. O álcool é uma neurotoxina que afeta o cérebro de modo complexo, resultando em morbidade e mortalidade significativas.. .

A degradação familiar, a perda do emprego e as sequelas causadas nos filhos são algumas das consequências do uso abusivo do álcool.

Como identificar os sinais do alcoolismo
E os sinais de embriaguez são bem conhecidos: euforia, alterações no comportamento, perda da timidez, emotividade exagerada e, em alguns casos, tendência à agressividade.

Como ajudar pessoas que enfrentam o alcoolismo

  1. Permita que eles sintam as consequências do alcoolismo. ...
  2. Não force o tratamento no início. ...
  3. Envolva mais pessoas no problema. ...
  4. Não se torne um dependente. ...
  5. Tome conta de si mesmo.

Se a pessoa só bebe uma vez no mês, mas bebe até cair ou se toma uma ou duas taças de vinho à noite, mas faz isso cinco noites por semana, ela pode ser um alcoólatra funcional. “Algumas pessoas bebem para melhorar a autoestima ou resolver um problema que julga ter, seja timidez, falta de sono, ânimo, etc.

Um estudo publicado pela London School of Hygiene and Tropical Medicine deu base para a verdade universal que é só a bebida entrar, que a verdade sai. A pesquisa provou que que o álcool não muda os pensamentos de uma pessoa, mas sim a torna mais despreocupada com o que está falando.

Espírito que faz a pessoa beber, existe? Sim, existe, e esses espíritos, normalmente, foram viciados nas últimas existências. Há um tipo de influência mais complexa provocada pelos espíritos que se denomina vampirismo.

A bebida alcoólica pode alterar o humor da pessoa de alegre para triste em breves segundos. Isso faz com que o cérebro, não consiga interpretar as sensações, causando assim uma ansiedade descontrolado e tristeza profunda.

Para o especialista, o álcool é o grande vilão quando o assunto é dependência, mas outras drogas estão afetando dramaticamente a população. "O alcoolista produz mais sofrimento e problemas de saúde, em escala, do que a heroína.