Qual é o perfil de jovem que o mercado de trabalho exige?

Perguntado por: hcarvalho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Mas é a resiliência, ou seja, a capacidade de se adaptar às mudanças, que é uma das principais características que o mercado atual busca nos jovens profissionais. Portanto, além do conhecimento técnico, as características comportamentais pesam.

Quais são os 4 tipos de perfis comportamentais?

  • Comunicador;
  • Executor;
  • Analista;
  • Planejador.

O perfil profissional é uma descrição de atributos pessoais, habilidades e competências, que nos diz que tipo de profissional somos — e nos ajuda a perceber qual carreira combina conosco. É como se fosse nossa personalidade na profissão, pois esclarece interesses e vocações.

Portanto, o perfil do profissional do século XXI deve possuir múltiplas características, entre elas, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, pró-atividade, liderança, comunicação, assertividade, criatividade e cultura, mas não se trata de buscar profissionais supra-humanos, sendo que essa condição “hiper-laboral ...

O perfil profissional que os empregadores verdadeiramente procuram é o de alguém que consegue se autogerenciar. Quer dizer, ser capaz de planejar e gerenciar múltiplas atribuições e tarefas, definir prioridades e se adaptar a mudanças nas condições ou responsabilidades de um trabalho.

O recrutador precisa ser imparcial durante todas as etapas do processo seletivo. Parece algo evidente, mas o profissional de RH incumbido da seleção também possui opiniões pessoais e pode ter mais simpatia por determinado candidato que não necessariamente será o mais apto ao cargo.

A forma mais utilizada e também fiel e eficaz para descobrir o perfil comportamental é através de um teste de personalidade. Por meio dele é possível traçar as características de um perfil como os pontos fortes, fracos, talentos, tipo de comunicação, como gosta de trabalhar, etc.

O que colocar no perfil profissional?

  1. Quantos anos de experiência laboral na área você tem;
  2. Qual a sua formação acadêmica;
  3. Habilidades e qualificações relevantes para a vaga;
  4. O nome da vaga para a qual você está concorrendo;
  5. Como você pode ajudar a empresa ou instituição.

Quais são os tipos de perfis comportamentais? Existem quatro perfis comportamentais: comunicador, executor, planejador e analista. No mapeamento comportamental existem várias combinações possíveis de predominâncias de diferentes níveis para os perfis. Veja a seguir mais detalhes sobre cada um dos perfis.

Recentemente foi divulgado um estudo que aponta uma nova identidade para os jovens do século XXI. A pesquisa apresenta um cenário com a nova geração mais madura, versátil e autêntica. Naturalmente, a descontração e irreverência são as principais características, mas diversos novos aspectos chamam a atenção.

O profissional moderno necessita de um perfil eclético, muita capacitação e conhecimento para se manter no mercado corporativo. Precisa ter uma abertura grande para adquirir conhecimento, ser flexível e estar sempre pronto para as mudanças.

Entre os autoconfiantes e pragmáticos, os pais foram as principais referências, correspondendo a 49% e 70% das respostas, respectivamente. Enquanto 85%, entre os desesperançosos, afirmam não contar com nenhuma inspiração.

O mercado de trabalho atual exige características comportamentais para que os profissionais se adaptem à nova realidade: conhecimento do negócio, flexibilidade, saber trabalhar em equipe. Também é necessário ter uma visão geral de tudo que o cerca. Além disso, é fundamental estar inteirado da tecnologia.

E o que as empresas buscam? A maioria das empresas buscam profissionais que geram resultados e que sejam inovadores, que pensem em otimizar a qualidade e agilidade das atividades assim como capacidade de liderança e, principalmente, o trabalho em equipe.

Postura ativa, proatividade, busca por sair da zona do conforto e comprometimento são fatores essenciais que todos buscam em um candidato, tanto recrutadores quanto as empresas contratantes.

Bom relacionamento, boa comunicação, resiliência, trabalho em equipe, aderência aos valores da companhia e comprometimento também ficaram entre as características mais valorizadas.

O que deve ser analisado nos candidatos
Se as expectativas do candidato condizem com a realidade oferecida pela empresa, seja em termos de trabalho ou de benefícios; Se o perfil do candidato está adequado à cultura organizacional; A experiência técnica para o cargo que desempenhará na empresa.

Como fazer o Perfil Profissional?

  1. Formação acadêmica atual. Descreva sua formação acadêmica mais atualizada, se está cursando alguma pós graduação, mestrado ou um doutorado. ...
  2. Descreva as conquistas realizadas em seu percurso profissional. ...
  3. Posições de destaque. ...
  4. Disponibilidade para mudanças e viagens.

Um líder precisa saber motivar, envolver a equipe, passar conhecimento, acompanhar a evolução das pessoas, apontar falhas de sua equipe para que essas sejam melhoradas, resolver conflitos, entre outras atividades de grande responsabilidade.

Essa metodologia analisa quatro fatores: Dominância — Influência — Estabilidade — Conformidade (DISC).

Continuar lendo O que a Lei Seca exige?