Qual é o perfil da Geração Y?

Perguntado por: dleiria . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

A geração Y abrange os profissionais que nasceram entre os anos 80 e 90, quando o mundo se tornou essencialmente tecnológico. Eles cresceram com amplo acesso à informação e ao conhecimento e foram moldados por essa realidade, tornando-se pessoas mais curiosas, inquietas e movidas por desafios.

Os jovens da geração Z são realistas, práticos e buscam satisfazer sua necessidades financeiras e seu enriquecimento pessoal. Sem esquecerem dos campos emocionais e sensoriais. São adeptos do pensamento lógico, autodidatas e responsáveis.

Características da Geração Y (Millennials)
Procuram informações imediatas e de modo fácil; Buscam sempre melhores oportunidades profissionais, por isso trocam mais de empregos; Valorizam o crescimento profissional e buscam novos desafios; Fazem aquilo que gostam (trabalham naquilo que gostam);

Os principais desafios da geração Y no mercado de trabalho

  • O mito do millenial empreendedor. ...
  • Dificuldades com a hierarquia. ...
  • Ansiedade. ...
  • Proteção excessiva. ...
  • Conecte a sua equipe. ...
  • Proporcione boas experiências. ...
  • Invista em capacidades de liderança.

A geração Y também é muito engajada em mídias sociais, e portanto, as relações das marcas com as redes sociais devem ser bem desenvolvidas para atraí-los. Mais uma vez o inbound leva vantagem! Deve-se levar em conta também que o Inbound é uma estratégia 100% digital, o que facilita bastante a conversa com o millennial.

Para Kotler e Armstrong (2003) essa geração compartilha interesses culturais, se preocupam com o meio ambiente e são ligados a empresa com preocupações sociais. Buscam o sucesso, porém são menos materialistas e querem melhor qualidade de vida.

Possuem a necessidade de vestirem a “roupa certa” e seus guarda-roupas são compostos por pilhas de peças que são facilmente abandonadas e novas adquiridas para compor o novo padrão estético. Para construir o estilo, buscam as referências na cultura urbana, no underground, no cyber e nos esportes radicais.

As gerações mimimi e nutella são consideradas, pela geração reprimida, superficiais, exigentes, indecisas, orgulhosas de suas intelectualidades (questionam os grandes filósofos da humanidade), sem identidade pessoal (efeito manada), sentimental demais (não aceitam pena de morte), assassinas de fetos (aborto), ...

Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual. Conhecida também como Gen A, eles sucedem a geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009.

Millennials é um termo usado para designar a geração posterior à X. As pessoas que nasceram entre 1981 a 1995 são consideradas Millennials.

Sempre tiveram como ideal reconstruir o mundo e, por isso, priorizam a carreira em relação à família. Não se veem como problema nas organizações, mesmo que muitas vezes o sejam. Ainda trazem paixão, participação e emoção para o ambiente de trabalho.

Ansiedade. Além do imediatismo, a ansiedade é outra constante no dia a dia da geração Y. Esse é um problema muito sério e que pode, inclusive, demandar auxílio psicológico ou medicamentoso por parte de profissionais da saúde.

geração Z

Uma pesquisa publicada em 2022 pela consultoria internacional McKinsey revelou que os níveis de bem-estar social e emocional da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) são os mais baixos entre todas as gerações.

A geração Y no mundo do trabalho, prioriza propósito a dinheiro. Isso significa que esta geração procura significado no trabalho. Em geral, pode-se dizer que são orientados por objetivos. Também fazem suas escolhas baseadas no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Como vimos, a Geração Y é a primeira geração a crescer com a internet, smartphones, comunicação digital, realidade virtual, software interativo e até inteligência artificial. Logo, são nativos digitais, ou seja, pessoas que somam à expansão da tecnologia.

Millennials são pessoas que pertencem à geração Y, ou seja, todos aqueles nascidos entre 1981 a 1995. Essa geração também é eventualmente identificada como “geração do milênio”, “geração da internet” ou “nativos digitais”.