Qual é o percentual de gordura ideal?

Perguntado por: nmeireles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

O considerado excelente costuma ficar abaixo de 12%. Na faixa de 12% a 17%, é considerado um nível bom ou ótimo. “Já acima de 22% prejudicial à saúde”, alerta Cilla. Na verdade, para ambos, se o índice apontar mais do que 22% é preocupante porque pode desencadear vários problemas de saúde.

Para a redução de gordura corporal, além da adequação da ingestão energética, é fundamental aumentar seu gasto energético, ficar mais ativo (6.000 a 10.000 passos diários) e fazer exercício físico regularmente (natação, corrida, ciclismo, remo, canoa, futebol, basquete, tênis, beach tênis).

Será? O nome dela é Eleonora Dobrinina. A russa de 35 anos, que hoje vive em Toronto, no Canadá, é conhecida por ter 0% de gordura corporal.

O percentual para a saúde, em adultos jovens está entre 8-22% homens, e entre 20-35%, nas mulheres jovens. A gordura no, padrões de condicionamento físico para indivíduos ativos, em adultos jovens está entre 5-15%, nos homens e 16-28% nas mulheres.

Gordura Visceral
A gordura visceral é a quantidade de gordura que está armazenada na região abdominal, em redor dos órgãos vitais, como coração. O valor pode variar entre 1 e 59, sendo dividido em dois grupos: Saudável: 1 a 12. Prejudicial: 13 a 59.

Faça exame de bioimpedância
A técnica mede a massa magra, a gordura total, a água corporal e outras informações referentes ao estado nutricional do atleta, sendo um importante fator para acompanhar o crescimento muscular. Ou seja, fornece dados para ajustar o treinamento em casa ou na academia.

Uma pessoa magra é mais fácil por conta de ter menos gordura acumulado, entretanto, uma pessoa mais cheia pode alcançar um corpo definido e musculoso, dependerá apenas da sua força de vontade.

Alimentos que devem ser evitados

  1. Farinha refinada. As farinhas refinadas causam um pico nos níveis de glicose e insulina e isso é péssimo para quem quer emagrecer. ...
  2. Açúcar. ...
  3. Gorduras saturadas. ...
  4. Carnes magras (peito de frango, peixes e frutos do mar) ...
  5. Proteínas magras. ...
  6. Ácidos graxos.

Para mulheres é ideal que a porcentagem de gordura fique entre 20% e 24%. Quanto aos homens, as porcentagens precisam estar entre 16% e 20%. A saúde do organismo funciona assim: quanto maior os índices de massa magra, mais fácil é para manter o peso estável.

Este acúmulo de gordura corporal é consequência da ingestão de um excesso de calorias ao longo dos anos, provenientes muitas vezes de um consumo exagerado de alimento ricos em açúcar, gordura e de bebidas alcoólicas.

O IMC não mede a gordura corporal. Na verdade, o IMC apenas informa a relação entre o peso e a altura da pessoa, portanto, não é uma ferramenta profissionalmente precisa para saber se o paciente está em um nível saudável ou não.

Fitness: Como perder peso e ganhar músculo

  1. Aumente o seu consumo de proteína. As dietas ricas em proteína ajudam a construir massa magra, a aumentar a saciedade e também a queimar gordura.
  2. Reduza o consumo de hidratos de carbono. ...
  3. Introduza gorduras saudáveis na sua dieta. ...
  4. Consuma um número moderado de calorias.

Já a massa livre de gordura é a soma da massa muscular (massa magra) + peso ósseo + peso residual. É tudo subtraindo-se o peso da gordura essencial.

A quantidade de gordura corporal ideal no homem pode variar entre 16 e 20% e na mulher entre 20 e 24%, porém estes valores normalmente aumentam com a idade e, na maioria dos casos é superior na mulher.

A gordura trans é tão ou mais perigosa que a saturada. Ela aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL-c), o que causa o depósito de placas nos vasos sanguíneos e o desenvolvimento de hipertensão arterial, doenças cardíacas e AVC.

Preparar um atleta significa, geralmente, diminuir ao mínimo sua massa de gordura e potencializar ao máximo sua massa muscular. No caso de futebolistas profissionais, o percentual de gordura oscila entre 9 e 11% e o percentual de massa muscular está em torno de 50%.