Qual é o peixe que tem gosto de terra?

Perguntado por: avargas . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

É que muitos peixes – sobretudo os amazônicos, como o tucunaré – podem ter um inesperado sabor (e cheiro) de terra.

Vinho, sal ou vinagre não conseguem 'disfarçar', não só no tambaqui, mas em outros peixes de água doce, o 'gosto de terra', também conhecido como (off-flavor). Essa é outra nomenclatura para caracterizar o famoso 'gosto de barro'.

Top 8 – Os oitos peixes mais saborosos que você precisa experimentar

  • Tilápia. Sendo um peixe muito saboroso de água doce, ela possui a carne branca e úmida. ...
  • Salmão. O Salmão é bastante conhecido na culinária Japonesa. ...
  • Sardinha. ...
  • Atum. ...
  • Merluza. ...
  • Corvina. ...
  • Robalo. ...
  • Bacalhau.

Estes peixes podem ser chamado de como curimba, curimbatá, curimatá, grumatã ou curimatá. Em comum, têm o corpo prateado, achatado mas não fino, com escamas grandes. Eles são comuns nos açudes, barragens, pesqueiros e rios.

Uma série de estudos associa a criação de tilápias à riscos potenciais ao meio ambiente, que vão desde a deterioração da qualidade das águas à disseminação de parasitas.

A tilápia é um peixe de água doce muito saboroso, de carne branca e suculenta. Os filés são populares e podem ser preparados em iscas ou assados na brasa, o que acrescenta sabor ao prato.

Os peixes oleosos, como a anchova e o robalo podem apresentar um odor forte e suspeito, que é difícil de eliminar, exigindo técnicas especiais para suavizar o sabor. Embora grelhar seja uma das formas mais saudáveis de se preparar peixes, esse método pode fazer com que o gosto se torne ainda mais forte.

De acordo com a Universidade da Califórnia, o killifish pode passar a vida nadando em águas poluídas graças a mutações genéticas que deixam seu corpo tolerante à poluição industrial.

Tucunaré

O Tucunaré muitos dizem que é o peixe muito saboroso da Amazônia e no Brasil aparece em várias outras bacias hidrográficas. É bastante desejado pela pesca esportiva.

Cascudo, o limpinho
Os cascudos removem as algas que crescem sobre os vidros, cascalhos ou pedras, mas não pensem que ele se incomoda com esta tarefa, na verdade, os cascudos adoram! Afinal, as algas que são consideradas “sujeira” por nós são o alimento preferido deles!

A areia, presente nas vísceras do camarão, é decorrente da ingestão, o que é normal em períodos de muita chuva. Apesar de não apresentar um problema direto para a saúde em relação ao consumo, o camarão com areia provoca um sabor peculiar na hora de provar e, por isso, muitos consumidores desaprovam.

O chef Flávio Frenkel indica evitar esse problema na compra do peixe. Verificar a procedência e preferir os animais que foram criados em cativeiro, sem contato com águas barrentas é uma solução. “Esse gosto de terra se tira com muita dificuldade depois de ele estar morto”, diz.

Os peixes mais indicados são aqueles de carne firme, que não despedaçam durante o preparo, como sardinha, tilápia e bacalhau e outros mais.

Criação de tilápia, peixe mais consumido no Brasil, teve alta de 8% em 2017.

Filé de Linguado
O linguado é considerado, por chefs e cozinheiros, como um dos melhores peixes e mais saborosos. Sua carne magra, branca, firme e de textura macia o torna uma das melhores opções de peixe para dieta.

O candiru é da família Trichomycteridae, que engloba mais de 280 espécies, com cerca de 40 gêneros.

Conhecida no Brasil como sargo-de-dentes, a criatura fisgada na Carolina do Norte é chamada pelos americanos de peixe-ovelha, pela aparência parecida da boca.

salmonete

Muitos dizem que o seu sabor se assemelha ao do camarão. Em São Paulo, é conhecido como “trilha”, mas aqui no Recife é o nosso famoso “Saramunete”. O nome vem de uma adaptação do nome “salmonete”, talvez por causa de sua coloração.