Qual é o peixe mais vendido no mundo?

Perguntado por: dhipolito . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

tilápia

Nesse mesmo estudo, foi identificado o crescimento também da aquicultura, que representou 46% da produção total e 52% dos peixes para consumo humano. Dentre os peixes mais consumidos, a tilápia é o segundo colocado, ficando atrás apenas do atum.

tilápia

A tilápia é um peixe globalizado. O maior produtor mundial é a China, com 31,7% do total, seguida pela Indonésia e, em 3º, o Egito, ficando o Brasil em 4º lugar. A produção total de tilápia soma 6,25 milhões de toneladas (2021).

Veja os peixes mais procurados para aquário

  • POECILÍDEOS. “Por serem baratos e resistentes, são bastante indicados para quem está começando como aquarista. ...
  • BETTA. Muito popular também pelo baixo preço e por poder ser criado em pequenos espaços. ...
  • KINGUIOS. ...
  • MARINHOS. ...
  • TROPICAIS. ...
  • Cuidados.

No Brasil, o atum azul ainda tem uma presença mais tímida no cardápio dos restaurantes especializados em peixes e frutos do mar, mas isso vem mudando porque alguns estabelecimentos de São Paulo e do Rio de Janeiro rateiam entre si a compra de uma parte da iguaria para servir compondo os pratos dos estabelecimentos.

tilápia

Com origem na África e Oriente Médio, a tilápia é uma das espécies mais criadas no Brasil para comercialização. É, sem dúvida, o peixe mais barato e fácil de preparar, segundo a chef de cozinha Cyntia Souza.

tilápia

A tilápia é um peixe de água doce muito saboroso, de carne branca e suculenta. Os filés são populares e podem ser preparados em iscas ou assados na brasa, o que acrescenta sabor ao prato.

Estas são as espécies de peixes mais consumidos na região do Nordeste entre eles estão robalo, pescada amarela e branca, corvina e sardinha. Curiosidades!

São mais de 400 milhões de dólares exportados anualmente, com crescimento de 10% na taxa anual de exportações. - O estado do Paraná é o líder nacional de produção de peixes, com 172.000 toneladas em 2020 contra 154.200 toneladas no ano anterior.

Dados oficiais da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) revelam que a China é hoje a maior fonte deste peixe no mundo. Em 2020, foram produzidas 59,4 mil toneladas de pirapitinga no país asiático.

Este é um dado um tanto quanto curioso, já que a tilápia não é uma espécie nativa do Brasil. Oriunda da África e do Oriente Médio, ela foi introduzida às águas tropicais e subtropicais do solo brasileiro nos anos 60 e hoje é um fenômeno de produção.

peixe-mão-de-rosa

AUSTRALIA — Considerado o mais raro do mundo, o peixe-mão-de-rosa, nativo apenas da Austrália foi avistado pela primeira vez em 22 anos na costa da Tasmânia. O animal é considerado "extremamente ameaçado de extinção".

Top 8 – Os oitos peixes mais saborosos que você precisa experimentar

  • Tilápia. Sendo um peixe muito saboroso de água doce, ela possui a carne branca e úmida. ...
  • Salmão. O Salmão é bastante conhecido na culinária Japonesa. ...
  • Sardinha. ...
  • Atum. ...
  • Merluza. ...
  • Corvina. ...
  • Robalo. ...
  • Bacalhau.

Se o lucro é de R$ 20 a cada mil peixes, foram R$ 160 mil de lucro. Não é à toa que, na comparação com a lavoura de soja, a tilápia está levando a melhor.

tilápia

Além disso, a tilápia é uma das espécies de peixes que se tornou carro-chefe da piscicultura brasileira. Ela é a que apresenta a cadeia produtiva mais institucionalizada e mais organizada.

O peixe badejo é exclusivo de águas salgadas e conta com uma carne de sabor acentuado e muito saborosa. Para quem curte frutos do mar ou tem o costume de preparar a tradicional moqueca, o badejo pode ser uma ótima escolha.

A resposta não é tão simples e direta. O mercado brasileiro tem uma alta demanda de filés de peixes de carne branca. Adicionalmente, esta é a principal fatia de mercado explorada pela cadeia produtiva da tilapicultura, em especial nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.