Qual é o pássaro que dá azar?

Perguntado por: ldomingues . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Ao contrário disso, a espécie é conhecida como uma ave que dá azar. Seu canto já foi interpretado como “Deus quer um” e, com isso, acredita-se que quando canta, ela anuncia a morte de quem a escuta (versão do Espírito Santo) ou a morte de um desconhecido (versão de Minas Gerais).

A lenda peruana conta que um bebê foi abandonado por sua mãe na floresta para evitar que morresse por uma peste que já havia dizimado todo o povo. Ele então se transformou em uma ave, que todas as noites lamenta por sua mãe.

uirapuru

Trata-se do uirapuru, pássaro encantado da sorte e que tem como moradia as ricas florestas da Amazônia.

A Rasga-Mortalha é uma espécie de coruja da Amazônia, de voo baixo, que passa crocitando pelos ares. O povo do interior tem pavor de seu grito agourento, tido como aviso de que alguém vai morrer.

O atrito de suas asas, ao voar, produz o som de um pano que está sendo rasgado. Acredita-se que quando esta coruja passa sobre a casa ou pousa no telhado e da um piado, alguém que mora nesta casa morrerá.

Abutre. Abutre é o nome vulgar dado às aves accipitriformes da família Accipitridae, conhecidas também como abutres-do-velho-mundo. Por seus hábitos necrófagos, ou seja, de se alimentar de carne em decomposição, incluindo a de humanos, são ligados diretamente à má sorte e considerados símbolos da morte.

Comum em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados, o pássaro está presente em todo território brasileiro, inclusive dentro das cidades em locais mais arborizados, onde sua presença inusitada é frequentemente noticiada pelos jornais.

Segundo uma lenda amazônica, a alma-de-gato possui um canto fatídico: quando canta à porta da casa de alguém, este está com os dias contados. Claro que isto não passa de lenda. Aliás, essa ave deve ser protegida, pois é muito útil ao homem.

Urutau. Você sabe qual pássaro que canta à noite tem a fama de ser o mais assustador? É o Urutau ou Mãe-da-lua, como também é conhecido esse pássaro típico do Mato Grosso e da Amazônia. Ele é cercado de crenças, como o seu nome em tupi, que significa “ave fantasma”.

Encontrar um urutau é um sinal de sorte, especialmente agora que pesquisadores descobriram que essa é uma ave migratória.

Do dia se fez noite. Lá longe se escuta apenas o urutau ou também conhecido por mãe-da-lua, algo semelhante a “foi, foi, foi....”, canto do pássaro que anuncia o presságio ou aviso da morte.

Por outro lado, a bíblia também usa os pássaros como alerta para nós e o Salmo 11.1 é a prova disso. Nele é dito que, ao observarmos os pássaros, corremos o risco de recorrermos à fuga para os nossos problemas. Você já deve ter visto que qualquer passarinho “bate em retirada” quando o perigo está próximo.

Receber sua visita significa que algo diferente acontecerá. Em algumas culturas esse animal representa a benevolência de Deus, em outras é visto como um mensageiro da morte e até como caçador de almas-perdidas.

O pássaro simboliza a inteligência, a sabedoria, a leveza, o divino, a alma, a liberdade e a amizade. Por possuírem asas e o poder de voar, em muitas culturas são considerados mensageiros entre o céu e a terra.

Simbologia mística das aves: coruja retrata sabedoria e morte.

Foram mencionadas pelos informantes 30 espécies de aves bioindicadoras de chuva, as mais citadas foram anum-preto (Crotophaga ani), acauã (Herpetotheres cachinnans), sariema (Cariama cristata) e fura-barreiro (Nystalus maculatus).

  • 1 – Shoebill ou cegonha-bico-de-sapato. O shoebill é, sem dúvida alguma, um dos pássaros mais assustadores que habitam nosso planeta. ...
  • 2 – Papagaio-drácula. O papagaio-drácula possui uma esteticamente totalmente sombria. ...
  • 3 – Abutre-fouveiro. ...
  • 4 – Casuar-do-sul. ...
  • 5 – Marabu.

Tô-fraco, tô-fraco, tô-fraco… a galinha-d'angola (Numida meleagris), também conhecida por guiné, coca, galinha-do-mato, capote, capota, sakué, pintada, picota (na Amazônia) ou fraca, cakuê (em algumas regiões da Bahia) é uma ave da ordem dos Galliformes, originária da África e introduzida no Brasil pelos colonizadores ...