Qual é o parto que dói mais?

Perguntado por: eguterres . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

O parto normal/natural pode até parecer que dói mais do que a cesárea, mas essa dor também é minimizada pelo entendimento de sua natureza, a proximidade do nascimento, fazendo com que esse subjetivo permita sua tolerância. Em alguns casos, você consegue lançar mão da analgesia de parto.

Assim como a duração da indução, a intensidade da dor de um parto induzido, e do parto normal, varia de caso em caso. Na maioria das vezes, porém, é a duração do parto induzido que passa a impressão que ele dói mais, já que a dor dura mais tempo.

Todo mundo já ouviu que não há no mundo dor pior do que a do parto. Mas, de acordo com os especialistas, as mulheres que dão à luz não sofrem tanto quanto os portadores de pedras nos rins.

A dor ocorre porque há a contração da musculatura do útero para empurrar o feto”, explica a ginecologista e obstetra, Telma Mariotto Zakka, coordenadora do Comitê de Dor Urogenital da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor.

Segundo historiadores bíblicos, a dor do parto foi designada por Deus como uma punição, sendo relacionado com a necessidade de vivência da dor como um processo de purgação do pecado. Em Gênesis, Deus sentenciou para a mulher: “Multiplicarei grandemente o teu sofrimento na gravidez, em meio a agonia darás à luz filhos”.

Cerca de 830 mulheres morrem todos os dias por complicações relacionadas à gravidez ou ao parto em todo o mundo. Estima-se que, em 2015, cerca de 303 mil mulheres morreram durante e após a gravidez e o parto.

No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo. As contrações também se tornam mais frequentes, até que elas vêm em intervalos de três a cinco minutos.

'O corpo humano só pode suportar 45 unidades de dor, mas no momento do parto uma mulher suporta até 57 unidades de dor, isto equivale a 20 ossos quebrados todos de uma só vez...

Conheça 3 das piores dores que um ser humano pode sentir

  • Neuralgia do trigêmeo. Ela é considerada a pior dor do mundo, por alguns médicos. ...
  • Pedras nos rins. Tomar muita água e comer menos sal pode ajudar a evitar as crises renais, que causam dores terríveis. ...
  • Enxaqueca.

Além do útero, a dor do trabalho de parto pode ser percebida no abdômen, nas costas, quadril, glúteos e coxas. Conforme o bebê desce pelo canal de parto, no final da dilatação (de 7 a 10 cm), a cabeça do bebê começa a distender o canal de parto.

Nascer por cesariana também é uma forma sagrada de se chegar ao mundo, pois não existem nascimentos mais dignos ou menos dignos. Todo nascimento é um ato de amor, todo nascimento é mágico, intenso, doloroso e cheio de emoções.

O parto não é ritualmente impuro
Em algumas partes do mundo, uma mulher em trabalho de parto é considerada impura, assim como o processo de dar à luz. Em Levítico 12, na época em que as leis foram dadas a Moisés, lemos que as mulheres que haviam acabado de dar à luz eram consideradas cerimonialmente impuras.

Jabes foi a única pessoa na Bíblia que recebeu tudo que pediu a Deus. (I Crônicas 4.9-10) Jabes foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabes, dizendo: "Com muitas dores o dei à luz".

A partofobia é o medo que a mulher gestante tem sobre o momento de dar à luz, de parir. Já a tocofobia, por sua vez, é o medo excessivo que algumas mulheres têm da gravidez, de engravidar e também o medo do parto.

Rotineiramente os fetos com menos de 500 gramas, são encaminhados para anátomo-patológicos ou estudo cito- -genético, ficando no laboratório por 21 dias e posterior- mente descartados, como lixo hospitalar.