Qual é o Parônimo de inflação?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4 / 5 4 votos

Parônimos

absolver (perdoar, inocentar)absorver (aspirar, sorver)
imergir (afundar)emergir (vir à tona)
inflação (alta dos preços)infração (violação)
infligir (aplicar pena)infringir (violar, desrespeitar)
mandado (ordem judicial)mandato (procuração)

A seguir, alguns exemplos de palavras parônimas: Absolver (perdoar) e absorver (aspirar) Apóstrofe (figura de linguagem) e apóstrofo (sinal gráfico) Aprender (tomar conhecimento) e apreender (capturar)

A Língua Portuguesa tem algumas peculiaridades. Uma delas são as palavras que possuem grafias iguais ou parecidas, mas significados diferentes.

Inflação é um termo da economia usado para designar o aumento generalizado de preços de bens e serviços. Com isso, a inflação representa o aumento do custo e vida e a consequente redução no poder de compra da moeda.

Tipos de inflação

  • 1) Inflação de demanda. Aumento na procura de um determinado bem, sem que exista uma resposta compatível da oferta, sendo assim necessário aumentar o valor desse bem para equilibrar a economia.
  • 2) Inflação de custo. ...
  • 3) Inflação estrutural. ...
  • Videoaula relacionada:

Ascender ou acender são duas que existem e são mais um exemplo dos famosos parônimos. Como todas as outras duplas de palavras escritas e pronunciadas de forma parecida, mas com significados diferentes, ambos os verbos existem na língua portuguesa.

É a relação entre duas ou mais palavras que, apesar de possuírem significados diferentes, possuem a mesma estrutura fonológica - HOMÔNIMOS.

Logo, podemos compreender que palavras homônimas são aquelas cuja grafia e/ou grafia é a mesma, mas o significado diferente. Consideramos parônimos palavras que possuem grafia ou pronúncia parecidas (não iguais) mas significado diferente.

Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra.

Ascender” e “acender” estão entre os casos de homônimos que registramos na língua portuguesa: são aquelas palavras que são idênticas, foneticamente (ou seja, possuem pronúncia igual), mas têm significados diferentes.

Homônimos e parônimos são elementos estudados pelo estudo da semântica, a qual analisa os significados de uma palavra, frase ou expressão dentro de um contexto. E as palavras homônimas e parônimas são aquelas que geram igualdade ou semelhança entre a fonologia e a grafia, porém com significados totalmente diferentes.

Assim, de maneira simplificada, pessoas homônimas são aquelas que têm exatamente o mesmo nome, considerando o prenome e sobrenome. No Brasil, essa é uma situação bastante corriqueira, pois existem nomes extremamente comuns, como João e Maria, que se repetem em todas as localidades do país.

A forma correta é peão.

2-Palavras Antônimas. São antônimos os vocábulos que, além de diversos na forma, são opostos quanto ao significado. Exemplos: sim e não; amor e ódio; prazer e desgosto; tudo e nada; fraco e forte.

Foi assim na Roma de 301 d.C. Quem resolveu de fato o problema da inflação romana foi o imperador seguinte, Constantino. Ele criou uma espécie de Plano Real. Instituiu uma nova moeda, o sólido, feita de ouro puro.

Quais são as maiores inflações do mundo em 2022? O Zimbábue (África) teve a maior inflação do mundo nos últimos 12 meses, com um índice de 280%, de acordo com o Trading Economics.

A inflação é causada pelo desequilíbrio entre oferta e demanda, pelo aumento dos custos de produção, pela maior emissão de papel-moeda, pela expectativa sobre a flutuação na taxa inflacionária ou pela inércia. Os principais tipos de inflação são: de demanda, estrutural e de oferta (ou de custo).