Qual e o paralelo que corta a América do Sul?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 17 votos

Os paralelos que passam pela América do Sul são: a Linha do Equador e o Trópico de Capricórnio.

Paralelo 30 sul
O Paralelo 30 S é um paralelo no 30° grau sul no plano equatorial terrestre.

Paralelo 34 S – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os paralelos que cortam o território brasileiro: Equador e Trópico de Capricórnio.

Trópico de Capricórnio

O Trópico de Capricórnio é uma importante linha imaginária que corta, entre outros países, o Brasil.

O paralelo zero, também chamado de LINHA DO EQUADOR, divide o planeta em dois hemisférios: NORTE, para cima desta linha e SUL, abaixo desta linha.

A Linha do Equador está localizada na porção central do planeta. Ela corta um total de 12 países, localizados em quatro continentes. Os países da América, mais precisamente da América Latina, cortados pela Linha do Equador são: Equador, Colômbia e Brasil.

Um suposto misticismo que envolve a cidade também é cantado em versos que podem soar um tanto quanto sem sentido para aqueles que não sabem do "segredo". Porto Alegre está a exatos 30 de latitude, por onde, segundo Kledir, passa o paralelo mágico.

Apesar de Macapá (Amapá) ser a única capital do Brasil cortada pela Linha do Equador, ela também passa imaginariamente nos estados brasileiros do Amazonas, Roraima e Pará.

Em resumo, o Brasil cortado pela Linha do Equador, que passa por Amazonas, Roraima, Pará e Amapá e pelo Trópico de Capricórnio, que corta os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.

O continente americano é cortado por quatro paralelos principais: Círculo polar Ártico(1), Trópico de Câncer(2), Equador(3) e Trópico de Capricórnio(4). Ocupa terras do hemisfério norte, sul e oeste.

Cortam a África, três dos grandes paralelos terrestres: Equador, Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, além do Meridiano de Greenwich.

A América é cortada por quatro paralelos principais: Circulo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio.

Além da Linha do Equador, os principais paralelos são:

  • Trópico de Câncer (latitude de 23º27'N);
  • Trópico de Capricórnio (latitude de 23º27'S);
  • Círculo Polar Ártico (latitude de 66º33'N);
  • Círculo Polar Antártico (latitude de 66º33'S).

O Brasil é cortado pela linha do equador no ponto em que se localizada o Macapá, capital do Estado do Amapá (Região Norte). Por isso ocorre nesta localização a influência do clima equatorial super-úmido.

Os paralelos são linhas que passam paralelamente à Linha do Equador, que “corta” a Terra ao meio, ocasionando a divisão entre os hemisférios norte e sul. Os paralelos mais conhecidos são o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio.

Passando pelo território dos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, o trópico de Capricórnio passa a determinar as zonas climáticas, influindo de forma direta na divisão climática da zona temperada, na qual acontecem estações do ano em épocas diferentes do que se vê no resto do Brasil.

Tanto o continente africano quanto o Brasil são cortados pela linha imaginária do Equador e do Trópico de Capricórnio.

1. [ Geografia ] Cada um dos dois círculos menores da Terra, paralelos ao equador terrestre e dele distantes 23°27' de latitude a norte e a sul, o do hemisfério norte denominado Trópico de Câncer, e o do hemisfério sul, Trópico de Capricórnio. 2. Zona da Terra entre esses dois círculos, que corresponde à zona tórrida.