Qual é o papel do ser humano na Terra?

Perguntado por: otrindade . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

O homem faz parte da natureza. Nossa constituição biológica é parte da energia e da matéria naturais. Somos hábitat de outros seres vivos, nos alimentamos de outros organismos e, quando morremos, os microorganismos tratam de reaproveitar a matéria orgânica que formava nossos corpos.

Resposta verificada por especialistas. O Ser Humano é responsável pela transformação, e intervenção dos ambientes, com a intenção de proteger, fortalecer, e facilitar, a regeneração, e evolução, da vida.

Além de apresentar condições favoráveis à existência de vida, a Terra também possui recursos naturais (renováveis e não renováveis) que propiciam a manutenção dessa existência. É por meio desses recursos que os seres vivos mantêm-se, pois são retirados recursos minerais, fontes de energia, alimento, entre outros.

O que é Ser Humano:
A espécie humana representa o mais alto nível de complexidade da escala evolutiva. O cérebro desenvolve-se de maneira que seja capaz de realizar diversas atividades que exigem raciocínio, além de elaborar pensamentos criativos, abstratos, teorias e de outros tipos.

Atualmente, a noção de nossa inconsequência é bem sabida: intoxicação do ar e da água, chuva ácida e substâncias tóxicas, desmatamento, perda da vida selvagem, extinção de espécies, degradação e esgotamento do solo. Mazelas e feridas que deixamos em nosso ambiente natural.

O que importa não é o sentido da vida de um modo geral, mas sim o sentido específico da vida de uma pessoa, em determinado momento de sua existência. Cada um tem sua vocação, sua missão pessoal, para a qual precisa executar tarefas específicas.

A relação homem/mundo emerge quando a pessoa assume o corpo como corporeidade pela qual se torna verdadeiramente humano. Destaca ainda a importãncia da cultura, da natureza e da linguagem no processo de cuidar; vê a enfermeira e o cliente enquanto corporeidades na união do ser e da ação.

O pai deve presidir a família com amor e retidão, tendo a responsabilidade de atender às necessidades de seus familiares e de protegê-los. A responsabilidade primordial da mãe é cuidar dos filhos.

Sem a vida em sociedade, as pessoas não conseguiriam sobreviver, pois o ser humano necessita de outras para conseguir alimentação e outros bens tais como abrigo.

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.

As relações homem-natureza vêm passando por mudanças que acompanham o próprio desenvolvimento da sociedade, principalmente as de cunho econômico, onde as formas de utilização são configuradas pela situação da economia mundial e local.

O homem é o resultado de uma evolução dos primatas conhecidos como hominídeos. O seu desenvolvimento original esteve no continente africano, vindo posteriormente o género a expandir-se pelo resto do mundo. O ser humano representa o nível mais alto de complexidade alcançado pela escala evolutiva.

O que nos torna humanos? Serão as nossas capacidades cognitivas, o nosso uso de ferramentas, a nossa capacidade de contar histórias, a nossa curiosidade ou o facto de cozinharmos? Além do 1% de ADN que nos diferencia dos chimpanzés, o que há mais que nos torne únicos?

Os seres humanos alteram e transformam constantemente o ambiente porque possuem necessidades que são infinitas. Como exemplos destas necessidades, podemos destacar: habitação, alimentação e vestuário. Na necessidade de habitação, o homem desmata áreas de florestas para criar cidades e construir residências.

d) Os seres humanos alteram e transformam o meio ambiente para suprir suas necessidades de moradia e alimentação, bem como para terem uma melhor qualidade de vida e conforto.

Ao se apropriar da natureza e transformá-la, os seres humanos criam ou produzem o espaço geográfico, utilizando as técnicas de que dispõem, segundo o momento histórico e de acordo com suas representações, ou seja, crenças, valores, normas (direito) e interesses políticos e econômicos.

O mais importante é que existimos porque acreditamos naquilo que fazemos. E importante também é que existimos porque acreditamos que podemos fazer as coisas de uma maneira diferente de como eram feitas antes de nós.

Viver é olhar para trás, aprender com os nossos erros e crescer, evoluir. É olhar pra frente e ser melhor, sempre. Ser uma pessoa melhor, mais feliz, plena e tranquila. É estar em constante mudança, aceitá-la em nossas vidas e enxergar o lado positivo.

Um propósito de vida é uma espécie de meta que você mantém a longo prazo, para realizar algo grande. É aquilo que vai te fazer “zerar” a vida, no seu ponto de vista. Algumas pessoas também chamam de “sonho” de vida. Isso impacta não só a nossa vida, mas também a vida de quem está à nossa volta.