Qual é o papel do RH quando se fala de remuneração?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Cada cargo de uma empresa tem uma remuneração específica, de acordo com suas responsabilidades e tarefas. O RH define as atribuições de cada cargo, criando um sistema de remuneração justo para eles.

A remuneração proporciona um sentimento de segurança, e define o padrão de vida da pessoa e de seus dependentes, funciona também como uma fonte de reconhecimento quanto a suas habilidades profissionais e desempenho dentro da organização, por isso, a remuneração deve proporcionar objetivos que levem os empregados a se ...

A remuneração é tudo aquilo que contempla o valor investido nos seus funcionários. Os benefícios, por sua vez, são benefícios complementares, como é o caso do plano de saúde, vale-alimentação, banco de horas, entre outros. Todos eles, junto com o salário, formam a remuneração de um colaborador.

Veja as dicas e estratégias abaixo:

  1. Observe o valor médio pago pelo mercado. Como responder à pergunta de pretensão salarial? ...
  2. Converse com outros profissionais. ...
  3. Analise seu custo de vida. ...
  4. Sua pretensão deve estar de acordo com sua experiência. ...
  5. Situação atual. ...
  6. Seja firme ao falar. ...
  7. Considere as oportunidades de crescimento.

A remuneração é a soma total do salário que o empregador oferece ao colaborador em troca dos serviços prestados referente ao mês. Isso inclui não apenas o salário, mas os benefícios complementares de horas extras, comissões, adicional noturno, recompensas por metas alcançadas, entre outras.

Existem 7 tipos principais de remuneração, entre elas: funcional, salário indireto, por habilidades, por competências, comissões, participação nos lucros ou resultados e participação acionária.

Explicando melhor cada termo de forma isolada, a remuneração diz respeito a tudo o que é oferecido aos funcionários por suas horas de trabalho. Já os benefícios contemplam aquilo que vai para além do salário, como vale alimentação e plano de saúde.

A remuneração é uma subdivisão muito importante dentro da área de Recursos Humanos. Um colaborador bem remunerado tem maior comprometimento com a empresa e visará seu crescimento na instituição, consequentemente, se dedicará inteiramente às suas funções.

A boa gestão salarial possui dois pilares fundamentais que são o Equilíbrio Interno; garantia de uma adequada harmonia interna dos cargos e salários dentro da sua organização e o Equilíbrio Externo; provedor da harmonia dos cargos e salários com o mercado de mão-de-obra.

O papel principal do RH moderno é recrutar, selecionar e alinhar os talentos que combinam com a cultura e com os objetivos da organização. Além disso, por meio da análise de dados e com o auxílio de softwares de gestão, o RH se tornou peça-chave no desenvolvimento do capital humano dentro da empresa.

Remuneração Funcional: também chamada de Plano de Cargos e Salários, é um dos mais tradicionais sistemas de remuneração e o mais comum nas empresas. É formado pela descrição de cargo, avaliação de cargos, faixas salariais, política para administração dos salários e pesquisa salarial.

1. Avaliação de Desempenho 180 e 360. – Ser bem avaliado, é considerado normalmente um dos critérios para aumento de faixa salarial. – Diagnóstico criterioso do desempenho de cada profissional da empresa.

Sergio Pinto Martins, atribui cinco elementos à remuneração, são eles a habitualidade, a periodicidade, a quantificação, a essencialidade, a reciprocidade.

7 formas de remuneração e premiações mais efetivas

  1. Salário utilidade.
  2. Abonos salariais.
  3. Gorjetas.
  4. Ajuda de custo.
  5. Descanso semanal remunerado.
  6. Salário completivo.
  7. Premiações e campanhas de incentivo.

Empregados de empresas, empregados domésticos e trabalhadores avulsos têm direito a receber o salário-família se ganharem até R$ 1.655,98 por mês.

Você sabe quais os critérios para definir um salário?

  1. Média salarial do mercado. ...
  2. Incidência de impostos. ...
  3. Média interna de salários. ...
  4. Jornada de trabalho. ...
  5. Qualificação necessária. ...
  6. Grau de responsabilidade e adicional de insalubridade.

457 da CLT, que a partir de 11.11.2017, embora usual, não contempla a remuneração do empregado nas seguintes parcelas: Abonos; Prêmios (assiduidade, triênio, anuênio, biênios, quinquênios); Ajuda de custos (qualquer valor);

Quais são os principais tipos de remuneração?

  • Gratificação funcional. ...
  • Participação acionária. ...
  • Remuneração variável. ...
  • Gratificação por habilidade. ...
  • Premiações e comissões. ...
  • Salário indireto. ...
  • Participação nos lucros e resultados.

Centralização ou descentralização das decisões salariais: as decisões sobre remuneração podem ser controladas em um órgão central ou podem ser delegadas aos gerentes das unidades organizacionais. No sistema centralizado, as decisões são tomadas e controladas em um órgão central, normalmente o DRH.

Elabora e atualiza tabelas salariais, com base na política definida pela organização, envolvendo estudos e simulações de alterações salariais e seus impactos nos custos de pessoal. Orienta e acompanha os processos de definição da remuneração nos casos de admissão, promoção e transferência de funcionários.

Departamento Pessoal é a área responsável pela administração dos funcionários da empresa. As funções do Departamento Pessoal vão desde a admissão até a demissão dos colaboradores, permeando rotinas como férias, folha de pagamento, benefícios, entre outras.