Qual é o papel do nervo olfativo ele e sensorial ou motor?

Perguntado por: ocavalcanti7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

São originados na região olfatória de cada fossa nasal, atravessam o osso etmoide e terminam no bulbo olfatório. Possuem função exclusivamente sensitiva, sendo responsáveis pela condução dos impulsos olfatórios.

Nervos Sensitivos: são os nervos que têm o papel de transmitir os impulsos nervosos do órgão receptor até ao SNC; Nervos Motores: conduzem o impulso codificado no encéfalo (SNC), até ao órgão efetor; Nervos Mistos: tem o mesmo papel que os nervos sensitivos e motores ao mesmo tempo.

Os nervos eferentes, com função motora, também são classificados em somáticos ou viscerais, e em especiais ou gerais. Os somáticos são aqueles responsáveis pela inervação motora dos músculos estriados esqueléticos miotômicos (a maioria dos músculos estriados esqueléticos).

O nervo olfatório é exclusivamente sensitivo e está relacionado com a condução dos impulsos olfatórios, ou seja, com a nossa capacidade de perceber os cheiros. As terminações desse nervo situam-se na mucosa nasal.

É um nervo exclusivamente sensitivo, conduz impulsos olfatórios, sendo classificado como fibras aferentes viscerais especiais, ou seja, levam estímulo do nariz para o sistema nervoso central.

Sistema nervoso motor
Deste modo, como já destacamos acima, os neurônios são as células mais importantes desse sistema, pois é por meio deles que são percebidas as variações do meio (alterações elétricas), gerando assim estímulos capazes de originar impulsos nervosos, e, posteriormente a movimentação dos músculos.

Nervos motores: apresentam apenas fibras eferentes, as quais são responsáveis por levar informações dos centros nervosos para os órgãos efetores. Nervos mistos: como o nome sugere, apresentam tanto fibras eferentes quanto aferentes.

Nervo trigêmeo V. É um nervo misto cuja parte sensorial atua nas percepções sensitivas da pele, da face e do couro cabeludo, e a parte motora tem a função de movimentar a mandíbula. Possui o nervo oftálmico, nervo maxilar e nervo mandibular.

Sistema sensorial: o que é, função e mais!

  • Audição.
  • Visão.
  • Tato.
  • Paladar.
  • Olfato.

Os receptores sensoriais são classificados em cinco tipos básicos: Mecanorreceptores, que detectam a compressão mecânica e o estiramento dos tecidos adjacentes a ele; Termorreceptores, que detectam alterações de temperatura, sendo que alguns deles detectam frio e outros, calor; Nociceptores (receptores de dor), que ...

Fotorreceptores, sensíveis à luz, como os cones e bastonetes dos olhos, Termorreceptores, sensíveis às mudanças da temperatura, Mecanorreceptores, responsáveis pelas sensações tácteis e auditivas.

De função sensitiva, é responsável por conduzir os impulsos olfatórios. Com função sensitiva, este nervo tem origem na região da retina e penetra no crânio através do canal ótico.

Nervos sensitivos: Olfatório (I), Óptico (II) e Vestibulococlear (VIII); Nervos motores: Oculomotor (III), Troclear (IV), Abducente (VI), Acessório (XI) e Hipoglosso (XII); Nervos mistos: Trigêmeo (V), Facial (VII), Glossofaríngeo e Vago (X).

Sensitivas: diversos estímulos e informação são captados por receptores sensitivos, também conhecidos como neurônios receptores, que estão pelo corpo. Por exemplo, um ferimento na pele ou o aumento da temperatura externa faz com que os neurônios sensitivos atuem.