Qual é o papel do leigo na Igreja?

Perguntado por: opaiva . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

O mesmo Espírito que faz nascer cada fiel leigo para a comunidade de fé é o mesmo que estimula, conduz, justifica e confirma a missão que acontece a partir da Igreja, para que o mundo tenha vida e a tenha em plenitude.

Assim, devemos compreender que os cristãos leigos são fiéis que pelo Batismo foram incorporados a Cristo, constituídos no Povo de Deus, exercendo sua parte na missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo. O leigo pertence à Igreja, é Igreja, age como Igreja.

adjetivo Que não tem conhecimento sobre determinado assunto; que expressa certa ignorância acerca de alguma coisa; desconhecedor.

Laico e leigo
Atualmente, a palavra laico é vista como um atributo de um Estado que funciona separado da religião. Por outro lado, a palavra leigo é na maior parte das vezes usada no seu sentido figurado, que indica uma pessoa que não conhece ou não é especialista em um determinado assunto ou profissão.

Os fiéis leigos são chamados por Deus para contribuírem para a santificação do mundo a partir “de dentro”, realizando suas tarefas próprias, norteados pelo espírito do evangelho, manifestando Cristo aos outros, especialmente com testemunho de vida e através da sua fé, esperança e caridade.

21 de novembro

Dia do Leigo é celebrado no último domingo antes do Advento, neste ano dia 21 de novembro. O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) lançou um subsídio para vivenciar o Dia do Leigo, comemorado sempre no último domingo antes do Advento.

“Por volta do século V, a distinção passou a ser entre clérigos e leigos. Os clérigos eram os detentores do conhecimento; os leigos eram os que não sabiam, também em termos religiosos.

Vocação religiosa: pessoas que se consagram a Deus por meio dos votos religiosos de pobreza, obediência e castidade e, geralmente, seguem e servem a Cristo por meio de uma Congregação Religiosa, um exemplo são os Irmãos Maristas.

2 fig Diz-se de ou pessoa não pertencente a determinada profissão ou não versada em algum ramo de conhecimento ou arte; amador, desconhecedor, inexperiente: No interior, ele tinha aulas com um professor leigo. É um leigo em matéria de leis. 3 Jur Diz-se de ou juiz que não é togado, que não se diplomou em direito.

Uma análise leiga é uma psicanálise realizada por alguém que não é médico; essa pessoa foi designada analista leiga. Em A Questão da Análise Leiga (1927), Sigmund Freud defendeu o direito daqueles treinados em psicanálise de praticar terapia independentemente de qualquer diploma de medicina.

A vocação do leigo consagrado é do nosso tempo e para o nosso tempo que necessita de homens e mulheres comprometidos. O leigo consagrado vive no mundo, unindo fé e história, temporal e eterno, graça e natureza. Sua tarefa consiste em dar vida e renovar em Cristo as realidades terrenas, aproximando fé de cultura.

1 ignorante, amador, aprendiz, desconhecedor, imperito, inexperiente, novato.

S.F. ou ADJ. Diz-se da pessoa que não entende muito de determinado assunto.

A forma leigaé [feminino singular de leigo] .

católica apostólica romana

Art. 15 - A religião da nação brasileira é a católica apostólica romana, única mantida pelo estado.

O secularismo às vezes é definido como negação da religião, e as pessoas seculares são, portanto, caracterizadas por aquilo em que não acreditam e não fazem. De acordo com essa definição, as pessoas seculares não acreditam em deuses ou anjos, não frequentam igrejas e templos e não realizam ritos ou rituais.

O papa é também o bispo de Roma e comanda a igreja universalmente.

As igrejas cristãs consideram a questão da autoridade — o direito divino de pregar, agir em nome de Deus e dirigir a Igreja do Senhor de diferentes maneiras. Algumas, como as igrejas Católica Romana, Ortodoxa e Copta enfatizam uma linha contínua de autoridade vinda dos primeiros apóstolos.

O clericalismo é uma praga. “Chegou a hora de pastores e leigos caminharem juntos em cada âmbito da vida da Igreja, em todas as partes do mundo”, disse o Papa em audiência no Vaticano na manhã deste sábado, 18 de fevereiro.

1 Indivíduo pertencente ao corpo social da Igreja. 2 Quem recebeu ordens sacras. 3 Aquele que praticou a cerimônia da tonsura; tonsurado.