Qual é o papel do idoso na sociedade atual?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Os idosos são pessoas que já passaram por diversas situações e experiências durante a vida, seja socialmente ou profissionalmente, assim podem ser boas fontes de conhecimento e aprendizado, também são cuidadores, amorosos e muitas vezes, avós.

Eles acessam a internet, têm contas nas redes e buscam se manter bem-informados. Além disso, estão preocupados com a aparência e a autoestima, cultivam hábitos de lazer, gostam de conviver com amigos e familiares, fazem planos e ainda esperam viver muito mais.

De acordo com o levantamento, metade dos idosos que residem no Brasil faz parte da classe média e usufrui de boas condições de vida. Outros levantamentos compilados por EXAME.com revelam que mais idosos estão aproveitando a velhice para voltar a estudar, investir em lazer ou voltar para o mercado de trabalho.

Hoje, muitos idosos trabalham ou estão disponíveis para serem reinseridos no mercado de trabalho, mantém uma vida social ativa, se relacionam, consomem, viajam, etc. Um recorte sobre a tecnologia mostra que os idosos estão cada vez mais conectados e interagindo socialmente nos meios digitais.

Em alguns casos, as pessoas da terceira idade têm dificuldade para manter atividades cotidianas, como ir ao banco, por não contarem com ambientes acessíveis às suas necessidades. Assim, a adaptação dos espaços públicos é uma das demandas essenciais para maior inclusão social.

Quais são os desafios enfrentados pelos idosos na sociedade?

  • Abandono familiar. ...
  • Falta de respeito. ...
  • Perda auditiva. ...
  • Instabilidade no equilíbrio. ...
  • Transporte público. ...
  • Falta de interação social.

Entre os benefícios do idoso ter uma participação contínua dentro da sociedade está a melhora na qualidade de vida e no bem-estar, o fortalecimento de vínculos intergeracionais e o engajamento social, evitando as situações de isolamento.

Valorizar o idoso já é algo comum em muitas culturas, principalmente no oriente. Estar em idade avançada é sinônimo de sabedoria e a pessoa é tratada com respeito. Afinal, eles são a base de uma família, o começo ou continuação de uma história. E envelhecer é visto como um processo natural da vida.

As relações sociais são importantes em qualquer época da vida. No entanto, na terceira idade, essa relação pode influenciar diretamente no estado mental e físico do idoso, ajudando a evitar os efeitos negativos na capacidade cognitiva. Muitas pessoas experimentam a depressão e a solidão na velhice.

O maior desafio brasileiro na atenção ao envelhecimento populacional reside na implementação das políticas públicas, que padecem de graves problemas estruturais e resultam na crescente judicialização da saúde e da assistência social.

Um novo levantamento realizado pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população residente no Brasil em 2021. Em números absolutos, são 31,23 milhões de pessoas.

É dever de todos, igualmente, a não submissão das pessoas idosas a situações de constrangimento e a denúncia às autoridades de casos de abandono, abuso ou violência a que possam ser submetidas. As pessoas idosas também possuem o direito de serem cuidadas e amadas, de se sentirem felizes e valorizadas.

A melhor idade: 5 dicas para melhorar a qualidade de vida dos idosos

  1. 5 dicas para melhorar a qualidade de vida dos idosos. ...
  2. 1) Praticar exercícios físicos. ...
  3. 2) Cuidar da alimentação. ...
  4. 3) Beber bastante líquido. ...
  5. 4) Exercitar o cérebro. ...
  6. Clínica de repouso e reabilitação de idosos é uma excelente alternativa.

Entre os idosos, o envelhecimento está associado a uma pior saúde física e mental, maior isolamento social e solidão, maior insegurança financeira, diminuição da qualidade de vida e morte prematura. Estima-se que 6,3 milhões de casos de depressão em todo o mundo sejam atribuíveis ao envelhecimento.

Quais os principais desafios? Aumento das doenças crônico-degenerativas, que muda o panorama das condições de saúde da população brasileira. Implementar novos centros de acolhimento para pessoas com 60 anos ou mais, com infraestrutura adequada para um bom atendimento.

A qualidade de vida dos idosos é influenciada pela presença de sintomas de depressão, estado nutricional, sexo, fragilidade e incapacidade básica e instrumental.

Constatou-se que a baixa QV está relacionada à: percepção negativa de saúde, estado de saúde que dificulta a prática de exercício físico, presença de osteoporose, doença cardíaca e o consumo de dois ou mais medicamentos diários.

O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) tem o objetivo de garantir os direitos à pessoa idosa, com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

As relações familiares e o convívio familiar são fundamentais para a qualidade de vida da pessoa idosa. Ao gerar laços, pressupõem-se o auxílio na melhora da saúde mental, previnem-se transtornos de humor, evitam o sedentarismo, entre outras vantagens.

Para a pessoa idosa não é diferente, a família tem um papel fundamental no processo de envelhecimento, e mesmo que a pessoa idosa não dependa dos familiares nas atividades da vida diária, o conforto estabelecido pela presença de pessoas próximas acarreta em bem-estar biopsicossocial (Azevedo & Modesto, 2016).