Qual é o papel do Espírito Santo no Ministério da Encarnação?

Perguntado por: icoutinho . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Como protagonista da encarnação, não se pode deixar de sublinhar a ligação ôntica do feminino com o Espírito Santo no mistério da encarnação. Tal como no relato de Gn 1,2, o Espírito, como poder fecundante, desce sobre Maria e, com sua ação materna e epiclética, nela gera o Cristo.

O Espírito Santo é um dos 27 estados brasileiros e se localiza na Região Sudeste do país. Consiste no quarto menor em extensão territorial, desconsiderando-se o Distrito Federal. Possui faixa litorânea de 400 km, e a maritimidade exerce grande influência no seu clima, que é predominantemente tropical úmido.

Marcos 1:8 . O que é o batismo com o Espírito Santo? João Batista declarou que ele batizava com água, mas que Jesus “[batizaria] com o Espírito Santo” ( Marcos 1:8). Esse batismo do Espírito Santo e com fogo se refere ao resultado de ser confirmado após o batismo, recebendo assim a companhia do Espírito Santo.

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

Tratam-se da evidência da comunicação de Deus com seu povo, e com cada um crente individual. O que é manifestação do Espírito Santo. A presença do Deus Espírito na vida torna a pessoa semelhante (não igual) a Jesus Cristo no caráter (conforme Romanos 8:29) e, obviamente, na maneira de tratar as pessoas.

[25] Com relação à Igreja podemos dizer que o Espírito Santo é, portanto a alma da Igreja. Está presente em tudo o que a Igreja é e faz. Ele faz da Igreja o seu mais excelente campo de atuação[26].

Faça o trabalho espiritual necessário para ter a orientação do Espírito Santo em sua vida. O Espírito Santo vai magnificar suas habilidades e seu serviço muito além do que você pode fazer por conta própria. A conversão ocorre pelo poder do Espírito Santo. Ajude a trazer esse poder para a vida das pessoas.

Temos que rogar a Deus com fé. É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Temos de acreditar com fé que Deus, o Pai, o Criador de todas as coisas, vive e quer que tenhamos o Espírito Santo, que Ele quer enviar-nos o Consolador.

Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.

A pessoa do Espírito Santo.
Conforme o Salvador prometeu a Seus seguidores, o Espírito Santo é o Consolador, que ensinaria todas as coisas e lhes faria lembrar todas as coisas que o Senhor lhes ensinara (ver João 14:26).

4. João 15:26: O Espírito Santo testifica de Jesus Cristo. Jesus ensinou que “quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, a saber, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” (João 15:26).

Quando nos deixamos guiar pelo Espírito Santo vivemos como verdadeiros cristãos que em tudo serve a Deus e aos irmãos. São Paulo relata quais são os frutos que o Espírito Santo produz em nós: “caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança” (Gl 5,22-23).

Mateus escreveu muito do que Jesus disse, ao passo que Marcos salientou os acontecimentos da vida do Salvador. Marcos parece tão ansioso em escrever a respeito do ministério de Jesus que fornece bem poucos fundamentos históricos, e já no primeiro capítulo conta o que Jesus começou a fazer entre o povo.

Os discípulos nem sempre entendiam o que Jesus dizia, mas tinham fé Nele. Esse é um conceito importante desse capítulo. Ao contrário dos fariseus que exigiam um sinal para provar-lhes o que não compreendiam, os discípulos tinham fé e eram receptivos à influência do Santo Espírito.

Tradicionalmente há um consenso na Igreja de “sete” dons do Espírito Santo. YOUCAT 310: “Os sete dons do Espírito Santo são a sabedoria, a inteligência, o conselho, a fortaleza, o conhecimento, a piedade e o temor de Deus.

O Espírito Santo é uma testemunha de Deus e de Jesus Cristo. Ele confirma a veracidade do evangelho de Jesus. Como um personagem de Espírito, Ele Se comunica conosco com uma “voz mansa, de perfeita suavidade, semelhante a um sussurro que [penetra] até o âmago da alma” (Helamã 5:30).