Qual é o papel da virtude?

Perguntado por: ubelchior . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

As virtudes são a gênese afetiva da moralidade, estão relacionadas com as percepções que fazemos de nós mesmo e se ligam à construção de um autoconceito positivo, no qual não há somente o pensamento individual, mas também voltado para a coletividade e o bem comum.

As virtudes são características dos seres humanos relacionadas à excelência e à boa conduta, como coragem, integridade e honestidade. Os valores são aquilo que acreditamos ser o correto e por onde medimos as nossas ações. Ética e moral têm a ver, respectivamente, com os princípios coletivos e individuais.

Coragem. Coragem não é ausência de medo, é a força para seguir em frente mesmo diante do medo. A coragem é, talvez, a virtude mais importante a ser desenvolvida.

Virtudes humanas: atitudes firmes que regulam nossos atos, ordenam as paixões e guiam nosso comportamento de acordo com a razão e a fé. Existem quatro virtudes humanas fundamentais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança; Virtudes teologais: referem-se diretamente a Deus.

Virtude, no ponto de vista de modalidade de comportamento, faz com que as pessoas e suas ações possam se qualificar como boas. Agir de maneira virtuosa, significa realizar o verdadeiro significado da vida; é cultivar, nutrir o nosso mais profundo ser que está destinado a união eterna com Deus.

Alguns exemplos de virtudes do homem são a coragem, integridade, determinação, disciplina, honestidade, respeito, justiça, lealdade, tolerância, paciência, otimismo, bondade, perdão, alegria, gratidão, humildade, empatia, compaixão, amizade entre outras. O contrário de virtude é vício.

“Que a virtude adorne teus pensamentos incessantemente; então tua confiança se fortalecerá na presença de Deus; e a doutrina do sacerdócio destilar-se-á sobre tua alma como o orvalho do céu” (D&C 121:45).

E quais são elas? Baseada num texto do apóstolo Paulo (1Cor 13,13), a teologia esclarece que são três: a fé, a esperança e o amor (ou caridade).

Esculturas alegóricas às 3 Virtudes no Bom Jesus, Braga. Fé, Esperança e Caridade.

As virtudes são características dos seres humanos relacionadas à excelência e à boa conduta, como coragem, integridade e honestidade. Os valores são aquilo que acreditamos ser o correto e por onde medimos as nossas ações.

As virtudes infusas são teologais e morais. As teologais têm como objeto a Deus; as morais têm como objeto os bons atos humanos. As teologais são três: fé, esperança e caridade. As morais, que chamam-se também virtudes humanas ou cardeais, são quatro: prudência, justiça, fortaleza e temperança.

A maior de todas as virtudes, conforme a escritura sagrada, é a caridade, pois ela designa a própria essência de Deus. A caridade, portanto, é o amor: a virtude perfeita.

De acordo com o pensador e filósofo chinês Confúcio, “a humildade é a única base sólida de todas as virtudes”, o que nos faz enxergá-la como elemento essencial para que possamos tomar consciência de nossas falhas e, assim, evoluir.

Segundo os autores, são cinco virtudes que devemos alimentar para que tenhamos uma vida aderente àquilo em que acreditamos e, consequentemente, mais plena e feliz! São elas: Curiosidade, Abertura, Sentidos, Paradoxo e História Pessoal.

Entre as virtudes adquiridas pelo homem, estabelecem-se quatro, que são fundamentais, ou capitais, às quais estão subordinadas outras, que são acessórias, ou subordinadas. Desde a antiguidade, classificou-se como virtudes cardiais: a prudência, a justiça, a fortaleza e a temperança.

Colocar-se no lugar dos outros não é fácil, por isso é uma grande virtude ter empatia, pois o torna capaz de compreender as dores e dificuldades do outro, para apoiar, ouvir e ajudar. A empatia o ajuda a reconhecer os sentimentos da outra pessoa, para entender porque ela age ou se comporta de determinada maneira.

São elas: castidade (em latim: castitas), caridade (caritas), temperança (temperantia), diligência (industria), paciência (patientia), bondade/benevolência (benevolentia) e humildade (humilitas).

1 valor, qualidade, atributo, dom, dote, predicado, riqueza, faculdade. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Dignidade: 2 dignidade, mérito, grandeza, perfeição, honestidade, honra, retidão, respeitabilidade, equidade, nobreza, justiça, generosidade.

A partir de uma abordagem da obra de Aristóteles “Ética a Nicômaco” onde para ser virtuoso é necessário fugir dos vícios, da falta ou do excesso, e caminhar na mediania em nossas ações. Estas foram apresentadas pelo filósofo como sendo o caminho mais fácil para se chegar à felicidade ou para se evitar o sofrimento.