Qual é o papel da retina e do cérebro?

Perguntado por: acarvalho3 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

A função da Retina é captar a luz através da córnea, pupila e cristalino, e, por meio do nervo óptico, convertê-la em sinais neurais e enviá-los para o cérebro, que transforma em reconhecimento visual.

Localizada no fundo olho, a retina é uma membrana que possui a função de transformar o estímulo luminoso em estímulo nervoso e enviá-lo ao cérebro para permitir a formação de imagens. Quando não desempenha sua função corretamente, a retina pode acabar prejudicando a saúde ocular e comprometendo a qualidade da visão.

Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino (espécie de lente natural) e é focada sobre a retina, que fica no fundo do olho. A lente do olho (cristalino) produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta.

O nervo óptico é considerado como um nervo aferente, isso porque transmite impulsos visuais. Resumidamente, a função do nervo óptico é transmitir os sinais visuais do olho para o cérebro. Por esse motivo, qualquer tipo de lesão nessa estrutura nervosa pode provocar problemas oculares e até mesmo a perda da visão.

A retina contém um composto químico chamado rodopsina. Ela é a responsável por converter a luz nos impulsos elétricos que o cérebro interpreta como visão.

Acredita-se que, mais de 80% de toda a informação que o ser humano capta do exterior e que é transportada até ao cérebro, é obtida visualmente. Por isso, não é de estranhar que o mundo que nos rodeia se estruture, acima de tudo, em função deste sentido.

Agora que você sabe mais sobre o sentido da visão, é mais fácil entender a definição da retina. Essa é a camada mais interna do olho e é composta por 10 camadas celulares. É nela que a informação luminosa se transforma em sinal elétrico para ser interpretado pelo cérebro.

Para fazer a ligação entre a retina e a parte do cérebro que nos faz enxergar, existe o nervo óptico, estrutura sensível, delicada e bastante eficiente, mas que exige cuidados já que é sujeita a diversas doenças, inflamações e até mesmo a problemas hereditários.

Conheça essas doenças, e seus sintomas.

  • Coriorretinopatia Serosa Central. ...
  • Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) ...
  • Descolamento de Retina. ...
  • Moscas Volantes. ...
  • Oclusão da Veia Central da Retina. ...
  • Retinopatia Diabética. ...
  • Retinopatia Hipertensiva. ...
  • Retinopatia Miópica.

As patologias da retina podem causar diversos sintomas como:

  • Dificuldade de enxergar,
  • Distorção das imagens,
  • Presença de pontos pretos fixos no campo de visão central,
  • Percepção de flash de luz,
  • Identificação de pontos pretos móveis no campo de visão.

Portanto, em nossos olhos a córnea funciona como a lente da câmera, permitindo a entrada de luz no olho e a formação da imagem na retina. Localizada na parte interna do olho, a retina seria o filme fotográfico, onde a imagem se reproduz.

A luz refletida pelos objetos atravessa a córnea, a pupila, o cristalino e chega a retina, onde células especializadas codificam a imagem e o nervo óptico leva o estímulo para o cérebro. A pupila funciona como o diafragma de uma máquina fotográfica, controla a entrada de luz de acordo com o ambiente.

Ele capta as informações através dos cones e bastonetes presentes na retina, que são estimulados pela luz projetada em objetos. Essas imagens que se projetam dentro do nosso olho são invertidas – estão de cabeça para baixo. É o nosso cérebro que faz a inversão da imagem, colocando-a na posição real.

O lobo occipital, que fica na parte de trás do nosso cérebro, é responsável por coisas relacionadas à visão.

A função do nervo óptico é a de enviar a imagem luminosa que é convertida em impulsos elétricos nervosos até ao cérebro, estrutura que realiza o processamento das informações e o seu armazenamento.

Retina. A retina é uma das partes do olho mais conhecidas. É nela que se formam as imagens daquilo que é visto e corresponde a um fino tecido nervoso que transmite as informações para o cérebro através do nervo óptico. As células da retina sensíveis à luz são conhecidas como cones e bastonetes.

Isso acontece principalmente pela carência de algumas vitaminas essenciais para o corpo, como vitamina B12, e também de alguns minerais, como potássio e magnésio. A desidratação também é um fator que pode fazer com que aconteçam espasmos involuntários em músculos pequenos como as pálpebras.

Coróide: Trata-se de um tecido localizado entre a esclera e a retina, sendo responsável pela nutrição de parte da retina.