Qual é o papel da madrinha?

Perguntado por: baragao6 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

O principal exemplo é a chamada "madrinha de batismo", ou seja, uma mulher que acompanha a criança no ritual de batismo, comprometendo-se a assistir e ajudar na educação de seu afilhado, como se fosse uma "segunda imagem materna" da criança.

De acordo com o Código de Direito Canônico, o padrinho de batismo tem a função de acompanhar o afilhado, geralmente criança, em sua formação cristã. Deve ensinar e incentivar para que a criança cresça seguindo os ensinamentos de Jesus, conforme a Igreja.

Uma dinda é a mulher que é escolhida para apresentar ou ser testemunha no batizado de um bebê. A dinda é uma pessoa especial, amiga ou da família que é escolhida pelos pais da criança, e que tem como objetivo ajudar na educação da criança e prestar apoio moral e/ou financeiro, se for necessário.

Apadrinhar é um testemunho de amor ao próximo. Jesus resume os mandamentos em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mc. 12.31; Mt.

1 - Os padrinhos e o afilhado têm direito a: a) Beneficiar do regime jurídico de faltas e licenças equiparado ao dos pais e dos filhos; b) Beneficiar de prestações sociais nos mesmos termos dos pais e dos filhos; c) Acompanhar-se reciprocamente na assistência na doença, como se fossem pais e filhos.

Manter uma relação próxima , agir como companheira em plena cumplicidade é vital para ser uma boa madrinha e ganhar a confiança e o vínculo especial. Especialmente se a distância te separe do seu afilhado, é importante ficar conectada... vale a dica também durante o distanciamento social.

Bíblias, terços, pequenos santinhos em porcelana ou pingentes com o crucifixo são presentes muito bem-vindos na hora do batizado. Nunca se esqueça, qualquer presente que você dará para seu afilhado será de extremo significado e importância, contanto que você esteja dando com carinho e totalmente de coração.

Significado de Afilhado
substantivo masculino Quem tem um padrinho ou madrinha: ele é meu sobrinho e afilhado. Aquele que, através de um batizado, formatura ou casamento, passou a possuir um padrinho ou uma madrinha. [Figurado] Aquele que está sob a proteção de alguém; quem se adotou como filho.

Os padrinhos de consagração
Padrinhos de consagração são aqueles que assumem, durante a consagração da criança à Nossa Senhora ou a Deus, rezar por ela, estar ao seu lado espiritualmente e ser, como Nossa Senhora, uma espécie de “outra mãe” – só que espiritual.

De acordo com o Código de Direito Canônico, admite-se “apenas um padrinho ou uma só madrinha, ou também um padrinho e uma madrinha” (Cânon 873). Ou seja, os pais devem escolher um homem e uma mulher para a função. Se preferirem, podem optar por apenas um deles, padrinho ou madrinha.

Fui escolhida para ser sua madrinha, mas a decisão de te amar incondicionalmente é toda minha! Te adoro, afilhada! Que felicidade é ser madrinha de uma menina tão linda como você. Tenho muito orgulho de ser sua madrinha e poder acompanhar de perto todas as suas conquistas.

Conclusão. A madrinha de consagração é tão importante quanto a madrinha de batismo e precisa estar presente de forma ativa na vida espiritual da criança.

Comadre é um termo com origem no latim commatre, que apesar de possuir mais de um significado, é usado mais frequentemente para designar a madrinha do filho/a ou a mãe do afilhado/a. Normalmente, os pais de uma criança escolhem uma pessoa (ou um casal) para exercer a função de comadre (e compadre).

Se você está nessa situação, não tenha medo de recusar o convite, delicadamente. Não é pecado. Não se preocupe: a criança não deixará de ser batizada por isso. Certamente encontrarão outra pessoa para a função.

TECIDOS MAIS INDICADOS PARA VESTIDO DE MADRINHA
Crepe, musseline, zibeline, cetim, renda e shantung. Lembrando que os tecidos com brilho combinam somente com casamentos realizados à noite.