Qual é o papel da filosofia no Brasil?

Perguntado por: zveloso7 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Ela se torna a principal responsável por levantar questionamentos sobre as diversas correntes filosóficas e a sua aplicabilidade nas questões atuais. Ela precisa se colocar como a fonte de diálogo que pensará os novos rumos políticos, sociais e educacionais da nação.

Com duração média de quatro anos, o aluno da faculdade de Filosofia estuda grandes correntes do pensamento e a obra dos principais filósofos, e também reflete sobre questões relacionadas à metafísica e epistemológicas, buscando compreensão teórica de diversos conceitos.

A filosofia no Brasil passou por um crescimento das atividades acadêmicas, com produção de livros, tradução de autores estrangeiros e publicação de revistas especializadas. A partir de 1970, os programas de pós-graduação das universidades brasileiras foram expandidos e surgiram mais teses de mestrado e doutorado.

Ela basicamente nos ajuda a entender a realidade, através de questionamentos e críticas, além de transformar nosso conhecimento passivo em ativo (“saber pelo saber”).

O cenário atual da Filosofia na contemporaneidade apresenta diversas questões emergentes. A Filosofia, diferentemente do que julga o senso comum, não aponta para devaneios ou perda de sentido. O filosofar inclui a lógica e o pensamento sistemático e crítico das questões relativas ao seu tempo.

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

Filosofia é uma área do conhecimento dedicada à construção de saberes lógicos e racionais. A filosofia produz um conhecimento sistemático a partir da argumentação e da criação de conceitos. A filosofia se dedica a estudar qualquer assunto desde que se possa produzir um conhecimento válido a partir de sua argumentação.

A importância de uma base filosófica para a formação escolar individual. A principal contribuição da Filosofia na sala de aula é estimular o aluno a pensar por si só, já que essa habilidade é essencial para que ele desenvolva a autonomia e o protagonismo da própria vida.

A Filosofia é, neste sentido, introduzida no país pelos jesuítas e passa a ser ensinada a partir de 1572 no Colégio da Bahia. Poucos anos depois (1580), ela era já também lecionada no Colégio de Olinda. Chega ao Colégio do Rio de Janeiro, todavia, apenas no século XVII (1638).

Raymundo de Farias Britto

O filósofo e escritor Raymundo de Farias Britto é considerado como um dos maiores nomes do pensamento filosófico do país e autor de uma das mais completas obras filosóficas produzidas originalmente no Brasil.

R$ 2.071,17

O salário médio de um Filósofo no Brasil é de R$ 2.071,17. Os estados onde a profissão de Filósofo têm os melhores salários são Sergipe, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

A filosofia só ganha na- cionalidade brasileira a partir do século XIX, mediante um processo simultâneo de assimilação da filosofia moderna e emancipação do próprio uso teórico da razão. O fato que marca o nascimento da filosofia brasileira é a introdução da liberdade como princípio de ação.

A ideia de filosofia nacional recobre habitualmente dois preconceitos nem sempre discerníveis: um preconceito psicologista e um preconceito historicista. A filosofia é aí pensada como a expressão de uma alma ou de um espírito cuja natureza permanece inalterada ao longo da História.

MATIAS AIRES

MATIAS AIRES (Ramos da Silva dEça, 1705-1770). Nasceu a 27 de março de 1705, em São Paulo (SP), foi o primeiro filósofo brasileiro.

Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.

A filosofia quer encontrar o significado mais profundo dos fenômenos. Não basta saber como funcionam, mas o que significam na ordem geral do mundo humano. A filosofia emite juízos de valor ao julgar cada fato, cada ação em relação ao todo. A filosofia vai além daquilo que é, para propor como poderia ser.

Um novo pensar sobre os “saberes”; o desenvolvimento do ser cidadão diante do governo representativo ou dos direitos constitucionais, administrativos e das gentes; entre outras contribuições.

Sendo assim, a filosofia busca formar cidadãos mais críticos e que saibam analisar os fatos com capacidade de entendimento da realidade e que desempenhem seus papéis como agentes da sociedade, propondo soluções para os desafios encontrados em um mundo globalizado e saturado de informações.

Esta disciplina é desvalorizada principalmente porque este tipo de investigação racional não se enquadra dentro de um sistema econômico que visa o lucro e a produtividade, ou seja, pensar e discutir sobre o que é a felicidade não dá dinheiro, mas pode levar aos seres humanos a entenderem melhor seus desejos e como ...