Qual e o papel da filosofia na sociedade moderna e contemporânea?
O papel de cada área do conhecimento humano nesta arena é ao mesmo tempo singelo e complexo: colaborar na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. Não é diferente, portanto, o papel da Filosofia na sociedade contemporânea, e a força de sua tradição a impede de recusá-lo.
Quais são as diferenças entre a Filosofia Moderna e contemporânea?
A filosofia Moderna, por sua vez, começa a surgir com o renascimento e se consolida com Descartes, passando pelo Iluminismo e indo até a Revolução Francesa. Seu período será entre os séculos XV e XVIII. Já a Filosofia Contemporânea, surgida no final do Século XVIII, se estende até hoje.
Qual a função da Filosofia Moderna?
A Filosofia Moderna é uma corrente ideológica que surgiu no século XV e prevaleceu até o século XVIII, marcando uma mudança de pensamento medieval - que até então era voltado à fé cristã - para a reflexão em torno do conhecimento humano e valorização da razão.
O que se entende por filosofia contemporânea?
A filosofia contemporânea é a maneira de pensar racionalmente desenvolvida desde o final do século XVIII até os dias atuais. A Revolução Francesa é o marco inicial da chamada Idade Contemporânea, da qual a filosofia contemporânea faz parte.
Qual é o papel da filosofia?
A filosofia se preocupa com a construção de conceitos que irão servir de base para diversas áreas do conhecimento. Assim, é tarefa da filosofia criar e desenvolver conceitos, sendo um campo do conhecimento que tem como objetivo a produção de conhecimento.
Qual é o papel da filosofia na sociedade brasileira?
O pensar filosófico tornou-se um assunto indispensável no Brasil atual, visto que, para que tenhamos um crescimento ainda maior e a maturidade da Nação, é necessária a discussão de ideias e uma maior reflexão a respeito dos papéis que cada indivíduo deve adotar no ambiente em que se encontra inserido.
O que é a sociedade contemporânea?
A sociedade contemporânea é marcada por um acelerado processo de transformação e mudança, não somente no aspecto da materialidade (coisas, objetos, redes técnicas, fluxos, capital etc.), mas, também, no aspecto da imaterialidade (comportamento, hábitos, ideias, conduta, pensamento, etc.).
Qual é o papel do filósofo na nossa sociedade?
É função do filósofo estudar e refletir sobre a natureza de todas as coisas e suas relações entre si, bem como seus significados. Para isso, o profissional utiliza suas bases de conhecimentos da Filosofia, termo que possui raiz do grego, se originando das palavras philos (amor) e sofia (sabedoria).
Qual o principal tema da filosofia contemporânea?
Merecem destaque as guerras mundiais, o nazismo, a bomba atômica, a guerra fria, a corrida armamentista, o aumento das desigualdades sociais e a degradação do meio ambiente. Assim, a filosofia contemporânea reflete sobre muitas questões sendo que a mais relevante é a "crise do homem contemporâneo".
O que é a filosofia contemporânea valoriza?
Conclui-se que a Filosofia contemporânea valoriza um diálogo com a informação enquanto objeto considerando a relevância das relações entre informação e trabalho em Marx, a informação e o perspectivismo nietzschiano, a informação e a intuição/inteligência em Bergson e a informação e devir/conceitos filosóficos em ...
Quais são os 4 tipos de filosofia?
1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.
Quem representa a filosofia moderna?
São também importantes nomes da filosofia moderna: Thomas Hobbes, John Locke, David Hume, Montesquieu, Voltaire, Diderot, Rousseau, Adam Smith e Immanuel Kant, Isaac Newton e Pascal.
Qual a principal característica da filosofia contemporânea?
De um modo geral, a filosofia contemporânea tinha por objetivo produzir uma nova concepção de racionalidade. O pensamento filosófico moderno tinha a razão como uma ferramenta de emancipação intelectual através da reflexão. A racionalidade deveria ser utilizada para que os homens dominassem sua natureza.
Por que surgiu a filosofia moderna?
A filosofia moderna surgiu após o fim da Idade Média, é marcada pela transição do teocentrismo para o antropocentrismo e valoriza a razão. Hoje em dia, a frase “Penso, logo existo” é bem popular.
Quais os principais fundamentos da filosofia contemporânea?
A filosofia contemporânea é iniciada com o positivismo de Comte e o materialismo histórico-dialético de Marx no século XIX. Esses dois conceitos dão o pontapé inicial para o que viria depois na construção do pensamento filosófico atual. No positivismo, o pensamento científico é o único considerado válido.
O que caracteriza o contemporâneo?
O que é Contemporâneo:
Contemporâneo é um adjetivo que faz referência ao que é do mesmo tempo, que viveu na mesma época. Contemporâneo designa quem ou o que partilha ou partilhou o mesmo tempo, o mesmo período.
Como a filosofia pode contribuir para a compreensão dos cenários contemporâneos?
Na contramão do panorama atual, enquanto componente curricular, a Filosofia pode contribuir com a formação e o desenvolvimento de funções psicológicas superiores tais como abstração, curiosidade, reflexão crítica, raciocínio lógico e comparação (entre diferentes sistemas filosóficos).
Para que serve a Filosofia e qual o seu objetivo?
A Filosofia é um ramo do saber que procura entender os conceitos ou as essências de tudo o que existe no mundo, criando, assim, as definições conceituais. Os conceitos, que nascem daquelas definições, são, por sua vez, significados complexos que movimentam problemáticas.
Para que serve a filosofia na vida pessoal profissional e estudantil do ser humano?
A Filosofia é fundamental na vida de todo ser humano, visto que proporciona a prática de análise, reflexão e crítica em benefício do encontro do conhecimento do mundo e do homem.