Qual é o papel da escola como instituição social para a educação ética e moral dos sujeitos?

Perguntado por: eneves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Ajudar o aluno a desenvolver habilidades socioemocionais. Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade. Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa.

A função social da escola é fornecer educação e instrução formal para os alunos, permitindo que eles desenvolvam habilidades e conhecimentos que serão úteis para suas vidas pessoais e profissionais.

A família tem a função de complementar à formação do indivíduo, pois são os responsáveis diretos. No entanto a função de educar, de fornecer à educação formal é responsabilidade da escola, ou seja, ambas são co-responsáveis pela formação cognitiva, afetiva, social e da personalidade das crianças e adolescentes.

Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo. Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade. Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa. Instruir o aluno para que ele consiga construir uma boa carreira no mercado de trabalho.

A ética na educação trará: uma educação comprometida, de qualidade que forme cidadãos de responsabilidade com princípios e valores. Sempre se ouviu falar que os professores são os exemplos para a sociedade e, consequentemente, para seus educandos.

É CORRETO AFIRMAR QUE A ESCOLA CUMPRE UMA IMPORTANTE FUNÇÃO SOCIAL EM NOSSA VIDA ATUAL, POIS, POR MEIO DELA, PREPARAMO-NOS PARA A VIDA, PRODUZINDO NOSSAS SUBJETIVIDADES E IDENTIDADES. CARNEIRO (1998, P.

Paulo Freire expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço privilegiado para pensar.

Art. 22. A educação básica tem por finalidades desenvolver o educando, as- segurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

A educação é um fato social. A educação, em si, é um fato social no sentido em que atua como processo da preparação cultural dos indivíduos para a vida em sociedade e no sentido de que está presente, de maneira hegemônica, no interior de uma sociedade e em todas as sociedades.

O objetivo da educação na escola pública é atingir a qualidade social para todos e cada um dos seus alunos; garantir de forma sistemática a apropriação do conhecimento acumulado pela humanidade; desenvolver as diversas habilidades; contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito histórico; para ter visão de mundo ...

O papel da escola é propiciar ao aluno a aquisição de conhecimentos científicos e criar situações que facilitem a aprendizagem e o domínio dos conteúdos culturais, além de auxiliar o aluno no desenvolvimento das habilidades necessárias à vida em sociedade.

A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.

É correto afirmar que a função social da escola consistea )na socialização de conhecimentos, visando ao estabelecimento de relações com o meio cultural, social na qual a instituição escolar se encontra inserida, possibilitando a reflexão-ação sobre conhecimentos, conceitos e a construção dos mesmos, tais como: ...

A escola tem o papel social de formar cidadãos conectando o conhecimento às vivências de cada aluno. Na própria sala de aula, os estudantes tem a oportunidade de socializar com indivíduos de outras etnias, classes sociais, idades, etc. Isso ajuda a fazer com que eles aprendam a reconhecer e respeitar a diversidade.

A escola é uma importante instituição que auxilia no desenvolvimento social, aprimorando habilidades e competências dos indivíduos. Além disso, desempenha um papel fundamental na formação do conhecimento, dos valores e comportamentos.

Qual a importância da educação pública? Dessa forma, é dever do Estado assegurar o acesso à educação a toda a população brasileira. Isso porque o acesso à educação influencia diretamente na economia, na saúde, na segurança pública e entre outras áreas sociais.

O professor deve assumir o papel de parceiro no processo de aprendizagem do aluno, influenciando de forma decisiva na qualidade do ensino e nas relações interpessoais que se estabelecem a partir da sala de aula.