Qual é o papel 300g?

Perguntado por: abrites . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Com maior peso, a gramatura de 300g é direcionada para cartões de visita, cartões postais e até mesmo convites, alinhando a qualidade da arte à uma superfície de extrema resistência.

O papel A4 é o tipo de sulfite mais usado. Possui 21cm x 29,7cm e é possível adquirí-lo com as seguintes gramaturas: 75g/m2, 90g/m2, 120g/m2 ou 180g/m2.

O melhor tipo de papel para imprimir cartão de visita é o couché 300g. Esse tipo de papel, além de tornar a impressão mais nítida e atraente, apresenta alta resistência contra deformações e umidade. Essas características somadas ao custo benefício do material fazem com que o mesmo seja a melhor opção.

Gramatura de Papel – 120g a 240g
Os principais tipos de papéis que possuem essa gramatura são: aspen, cartão, vergê, vegetal, cartolina e offset.

Como o papel duplex é mais grosso, use primordialmente para fazer caixas, sacolas e embalagens em geral. Gramaturas: De 250 a 350 g/m².

Papel Revista
Com isso, esse papel se torna mais fino e fácil de ser manuseado, facilitando a passagem de páginas dos leitores enquanto leem ou observam as figuras de uma revista.

Gramaturas de 30g a 63g
São as gramaturas mais finas de papéis, utilizadas amplamente por indústrias e fábricas. Os papéis de 35g a 55g são utilizados, normalmente, em jornais e bobinas de máquina de cartão. Já as gramaturas até 63g se encaixam em produtos como embalagens e etiquetas adesivas.

O Couchê é um papel resistente e com ótima apresentação para impressos promocional em relação aos outros tipos de papel. Tem uma textura lisa, com brilho nas duas faces e uma excelente qualidade de impressão.

Para impressão de papel arroz qualquer impressora da Epson pode ser usada e você não precisa se preocupar tanto com qualidade de impressão já que o próprio papel não oferece tanta qualidade assim.

No caso dos flyers, a recomendação é por um papel um pouco mais espesso, o couchê. É comum em flyers a utilização de acabamentos como o verniz, ou as laminações brilho e fosca para destacar letras e fotos, enobrecendo o material. Para isso, a gramatura ideal seria entre 150 a 300g.

O papel vergê é bastante utilizado na produção de convites e artesanatos. Esse tipo de papel é mais grosso que o papel sulfite mas, no entanto, mais fino que a cartolina.

Entende-se por gramatura a medida para o peso, a espessura ou a densidade do papel. O correto é escrever assim: 80 g/m², e G/M² este é um acrônimo para “gramas por metro quadrado”, ou seja, o papel tem 80 gramas por metro quadrado de folha.

75g a 80g: papéis timbrados, panfletos, receituários em offset ou couché são impressos com essa gramatura; 90g a 115g: comumente conhecido como A4, é usada para impressão de cartazes, folhetos e panfletos de baixo custo; 120g a 150g: o papel offset de 120 g/m² é utilizado para sketchbook.

Bem como falei acima a respeito vou explicar a diferença entre os dois cartões, quanto mais pesado, mais grosso será o papel e consecutivamente a qualidade também será maior, fora que um cartão de 300g tem o papel mais pesado que representa uma resistência maior a ser amassado e a ser rasgado, pois ele é bem mais ...

Os mais comuns são: couché fosco (gramaturas 250g e 300g), offset (gramatura 240g), couché brilho (gramatura 250g e 300g) e reciclado (gramatura 240g). O papel couche é bastante semelhante com o papel fotográfico, como dito anteriormente, possui duas variações de acabamento: brilhoso e fosco.

Pode imprimir no papel cartão? Primeiramente, não dá pra imprimir em papel cartão a menos que você tenha uma impressora específica para gráficas, geralmente uma offset. Para produzir esses envelopes com uma impressora comum jato de tinta você poderia usar o papel glossy 230g no lugar.

Esse é o caso do papel vergê, apontado como mais resistente que o sulfite e mais fino que a cartolina. Uma das principais características desse tipo de papel é a sofisticação atribuída aos materiais gráficos. Por essa razão, comumente é empregado em projetos como convites de casamento, cartões e diplomas.

No caso da cartolina escolar, geralmente, encontra-se com 150g/m² ou 180g/m². O pacote de cartolina Spiral, por exemplo, é composto por 10 folhas de cores mistas (amarela, azul, branca, rosa e verde) com gramatura de 150g/m².