Qual é o papagaio que fala mais?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Papagaio-verdadeiro

Dentre as doze espécies citadas acima, a mais comum no país é o Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), encontrado do Piauí ao Rio Grande do Sul, e conhecido por ser o “melhor falador” entre todos.

Na verdade, um periquito chamado Puck detém o recorde de vocabulário entre os pássaros falantes. Ele entrou para o Guinness Book com um vocabulário de 1.728 palavras.

Os favoritos são o Papagaio Verdadeiro e o Papagaio do Mangue. Quanto maior a gaiola do seu Papagaio, melhor ele viverá. Prefira por formatos quadrados e retangulares, lembrando que a ave precisa conseguir abrir suas asas e transitar sem empecilhos pela “moradia”.

Seja como for, de maneira geral, a calopsita é uma espécie bem menos falante que o papagaio-verdadeiro. Boa parte das vezes, as calopsitas domesticadas aprendem apenas a assobiar algumas canções.

Adicionando um novo brinquedo, uma vez por mês para sua coleção não é luxo, mas uma necessidade muito real. Pedaços coloridos de madeira pendurados especialmente criados para os papagaios são seus favoritos. Eles podem ser pendurados no teto da gaiola fornecendo a eles horas de atividade.

Papagaio-cinzento

Papagaio-cinzento
Considerado o papagaio mais inteligente do mundo, o papagaio-cinzento, nativo da África Subsaariana, é conhecido pela impressionante capacidade de reconhecimento de vozes e de imitações da fala humana.

ave-lira

Outro bicho curioso é a ave-lira, que consegue não só imitar a voz humana, mas até o som uma buzina de automóvel! “Algumas aves costumam reproduzir sons que ouvem no ambiente onde vivem. Elas fazem isso através de uma estrutura chamada siringe, mais ou menos equivalente às cordas vocais dos humanos”, explica Ivan.

periquito

Para quem busca uma ave falante, o periquito é uma excelente opção. Com treinamento e muito carinho, esse pássaro pode aprender a simular canções e até dizer pequenas frases. São animais extremamente inteligentes e carinhosos.

Mas a boa notícia é que elas também adoram tomar banho! Alguns tutores, inclusive, escolhem deixar uma banheira dentro da gaiola para os momentos em que o pássaro desejar se refrescar. Entretanto, o banho deverá ser apenas com água, sem shampoo ou qualquer tipo de sabão.

Atualmente, a criação de papagaio em âmbito doméstico não está sujeita à autorização do IBAMA, entretanto o órgão ambiental exige a comprovação legal da origem do animal, ou seja, durante a compra da ave junto ao criatório autorizado, o adquirente deverá exigir a nota fiscal.

Multa por manter 14 pássaros em cativeiro é reduzida para R$ 700,00.

Por que o papagaio é o único animal que, quando ensinado, aprende a falar? Não é bem o único, né? Ao contrário do que se imagina, todas as aves são capazes de “falar”, porque possuem uma membrana chamada seringe, que fica entre os pulmões e a traqueia e permite a emissão de um número ilimitado de sons.

Papagaio-do-mangue (Amazona amazonica)
Um pouco menor que o papagaio-verdadeiro, possui cerca de 33 cm de comprimento, com peso médio de 350 g. Também possui o corpo predominantemente verde, com penas amarelas e azuis na região da cabeça. Mesmo não sendo faladores compensam assobiando.

Cientistas identificaram mecanismo que permite a 'fala' no cérebro dos papagaios. Muitos animais - incluindo focas, golfinhos e morcegos - são capazes de se comunicar vocalmente.

Coloque a sua mão ou um poleiro por debaixo da barriga da ave. Com uma pressão ligeira encoraje a ave a subir para a sua mão ou para o poleiro dizendo a palavra de comando. Faça isto sempre que retirar a sua ave da gaiola pois irá facilitar a correcção de comportamentos errados.

Para ajudar a decifrar melhor o significado, deve-se analisar o conjunto de gestos da ave. Abanar a cauda lateralmente – Abanar a cauda pode indicar felicidade, tal como nos cães. Noutros casos ajuda à defecação e é um sinal importante para os donos que gostam de pegar em aves.

Palpação púbica e endoscopia em papagaio
Nesse caso, basta pegar pássaro e apalpar os ossos da pélvis (logo acima do ânus), com muito cuidado. Caso perceba uma pequena separação entre os ossos da púbis, o pássaro é fêmea, porque é ali onde passam os ovos.

Para dormir reúnem-se em bandos e utilizam um local chamado “dormitório coletivo”, com muitas árvores para descansar e se proteger de outros animais. Podemos encontrar dormitórios com 10 papagaios e outros com milhares, dependendo da espécie, do local onde vivem e da época do ano.

Entre elas, podemos citar maçã, banana, pêra, mamão e melão; Verduras: folhas como espinafre, alface, brócolis e escarola também estão liberados; Legumes: alguns legumes, como a cenoura, a abobrinha e a batata, também são indicados.