Qual é o papa que está congelado?

Perguntado por: obonfim . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

O papa João Paulo 2º foi embalsamado, para manter a aparência.

Para que o corpo de um Papa dure mais tempo, ele é enterrado em três caixões, um dentro do outro. Um deles é de metal e selado. Mais de 100 mil pessoas já prestaram homenagem ao Papa Emérito Bento XVI no Vaticano.

A utilização de três caixões permite que o corpo e os documentos com ele enterrados sejam preservados por muito mais tempo. Ficam a salvo não só artigos históricos como o próprio corpo caso venha a ser canonizado ou santificado.

Para a comunidade religiosa, esse fenômeno era um sinal divino, que sinaliza a santidade tão profunda daquele corpo, o qual teria sua carne preservada da corrupção e decomposição. Nesse aspecto de fé, a Igreja considerava a preparação do corpo para a ressurreição.

Padre, bispo e capelão são apenas alguns dos vários postos em que se divide a hierarquia da Igreja Católica, que tem como líder supremo o papa. Essa série de cargos eclesiásticos inclui ainda o diácono, o vigário, o arcebispo e o cardeal, numa estrutura hierárquica de dar inveja aos militares.

O papa é também o bispo de Roma e comanda a igreja universalmente. Cardeal: escolhido pelo papa para compor junto com ele o topo da hierarquia da igreja. Pode ter funções administrativas no Vaticano. Bispo: a Igreja Católica organiza-se juridicamente em regiões.

O que mais surpreende é o sapato preto, já que o vermelho, usado por João Paulo II, Paulo VI e João Paulo I, evoca o sangue derramado pelos mártires que seguiram as pegadas de Cristo.

O papa João Paulo II o sucedeu e 1978 ficou registrado na história da Igreja como “o ano dos três papas”.

Em média, o preço varia entre R$ 800 e R$ 2.000.

Deixando de lado a tradição, o corpo do papa João Paulo 2º não foi embalsamado, mas apenas "preparado" para ser visto por centenas de milhares de fiéis, afirmou ontem o Vaticano.

Quando o corpo é preparado para o velório, costuma-se preencher os orifícios naturais da pessoa com algodão, o que é chamado de tamponagem ou tamponamento. Esse procedimento é realizado para que gases, secreções e sangue não sejam liberados.

Colocar um véu branco sobre o rosto do falecido Papa é um símbolo de pureza, imaculação e santidade. Ilustra a dignidade do ministério que o Santo Padre teve.

Até 1963 a cremação era proibida pelo catolicismo. Mas a partir de então, o Papa Paulo VI reconheceu a cremação como uma forma digna de despedida.

Santuário de Santa Maria das Graças, San Giovanni Rotondo, Itália

No dia e hora estabelecidos pela Congregação dos Cardeais, o corpo é transportado em uma procissão da casa pontifícia à Basílica. Quem preside o rito e a procissão é, mais uma vez, o cardeal Camerlengo. Ele asperge o corpo do Santo Padre com água benta, e em seguida se inicia a procissão do translado.

O corpo só será posto em um simples caixão cipreste horas antes do sepultamento, quando é abençoado com água benta, e o rosto do Pontífice é coberto com um véu branco.

Santa Cecília, Santa Clara de Assis e Santa Rita de Cássia, são exemplos de corpos que mesmo sem embalsamemento, técnica para prevenir a putrefação, continuaram conservados. Corpo incorrupto “é um corpo que, por razões não explicadas cientificamente, permanecem em um estado de conservação muito acima do normal.

Por fim, ocorre a esqueletização, última fase da decomposição de corpo após a morte. Nessa etapa, não há mais pele e quase não resta cartilagem no cadáver. Essa é a fase mais longa, onde pode demorar semanas para corpo se tornar completamente osso.