Qual é o país que tem o melhor churrasco?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 4 de abril de 2023
3.9 / 5 16 votos

Vários países tem tradição em churrasco, posso citar Argentina, Uruguai, Austrália, todos produtores de ótimas carnes como o Brasil e com tradição de preparar no fogo de lenha ou carvão. O conceito de ser melhor ou pior é subjetivo, depende de gosto pessoal, são todos bons churrascos.

sul-mato-grossense

Com 29,1 quilos de carnes per capita ano, o sul-mato-grossense é o maior consumidor do produto in natura no Brasil. O que confirma a nossa fama de carnívoros e apreciadores de um bom churrasco. Já o consumo de arroz e feijão no Estado vem caindo gradativamente quase pela metade nos últimos anos.

Porto Alegre

O final de semana que antecedeu o Dia Mundial do Churrasco, comemorado hoje, a Prefeitura de Porto Alegre lançou o selo que oficializa a cidade como a Capital Mundial do Churrasco.

A programação gastronômica será realizada na praia de Atlântida, em Xangri-lá. Na edição de 2023, o Paleta Atlântida buscará o título inédito e oficial de maior churrasco do mundo em número de assadores simultâneos, registrado pelo Guinness World Records.

feijoada

A feijoada é tipicamente servida com arroz branco, couve-da-índia e fatias de laranja. Este prato é tão adorado pelos brasileiros que foi nomeado o prato nacional do país.

O Maior Churrasco do Mundo é em Cascavel e é feito no Dia do Trabalhador, 01 de maio. O feito é realizado há 10 anos, e organizado por Paulo Picanha, que foi o incentivador para que o evento se tornasse tradição!

Lagoa Vermelha, RS - Capital do Churrasco.

O restaurante Hawksmoor, em Londres, no Reino Unido, ficou em 1º lugar, seguido pelo Don Julio, de Buenos Aires, na Argentina. O Firedoor, de Sydney, na Austrália, ficou em 3º lugar após fica na liderança nas edições de 2020 e 2021. Destaca-se a presença de cinco restaurantes americanos no top 10.

O World Steak Challenge, tradicional concurso internacional sobre carne bovina, anunciou o contrafilé japonês da raça Wagyu como o melhor bife do mundo em 2022.

Não é a primeira vez que a churrascaria Don Julio é premiada pela sua oferta gastronômica. Em 2020, o restaurante foi selecionado como o melhor da América Latina, segundo The 50 World's Best Restaurants, e em 2021 foi incluído na lista dos 15 melhores restaurantes do mundo, ocupando o 13º lugar.

a Índia

Na ponta oposta, a Índia é o país que menos consome carne no mundo - apenas 0,5 kg/capita no ano.

A Índia, por exemplo, considera a vaca um animal sagrado e, por isso, o consumo de carne bovina é quase nulo no país. Interessante, né?

20 países que mais consomem carne:
Estados Unidos – 101 kg de carnes por habitante. Em seguida temos a Austrália – 93 kg de carnes por habitante. Argentina – 90 kg de carnes por habitante. Israel – 88 kg de carnes por habitante.

Don McGlaughlin

A churrasqueira a gás foi inventada no final da década de 1930, por Don McGlaughlin, proprietário da Chicago Combustion Corporation, hoje conhecida como LazyMan. McGlaughlin inventou a primeira grelha embutida da bem-sucedida grelha a gás chamada BROILBURGER.

O primeiro churrasco da história da humanidade pode ter ocorrido há 1 milhão de anos, na África, com carne de antílope.

Edwino Guilherme Mates

Adilvo Conte, um dos atuais sócios da Matias, garante que o sistema foi inventado ali pelo então proprietário do estabelecimento, o churrasqueiro gaúcho Edwino Guilherme Mates, conhecido por seu Matias (daí o nome da casa). "Isso aconteceu entre 1962 e 63", especula.

No Brasil, a cultura nasceu graças aos tropeiros, que em meados do século XVII, perceberam que o gado usado para o transporte poderia ser uma fonte fácil de alimento. Com o preparo fácil, pois temperavam apenas com o sal e assavam diretamente no fogo, esse costume rapidamente se popularizou.

A peça pedida por Vinícius Jr., Éder Militão e Gabriel Jesus, acompanhados do ex-jogador Ronaldo Fenômeno, chega a custar o equivalente a cerca de US$ 1,7 mil. Mas o prime rib coberto com folha de ouro está longe de ser o prato mais caro do mundo: o g1 encontrou cardápios com itens de até US$ 25 mil.

A culinária de Minas Gerais é muito abundante e uma das mais fartas do Brasil. O turismo gastronômico é muito forte na região. Visitantes dos mais diversos lugares do país viajam até o estado para conhecer os quitutes e se deliciar com os pratos típicos.