Qual e o país que não tem sol?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

Além da Noruega, os outros países onde acontece o fenômeno da noite polar são: Estados Unidos (Alasca); Canadá; Dinamarca (Groenlândia);

Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. Luossavaara, em Kiruna, é a cidade mais ao norte de toda a Suécia. O local é é o melhor do país para assistir a um espetáculo que só acontece no verão: o sol brilhando com intensidade, com beleza, à meia-noite. É um presente da natureza.

A Islândia fica apenas um pouco abaixo do Círculo Polar Ártico e, portanto, quase alcança um verdadeiro sol da meia-noite nos meses de verão. Somente a ilha norte de Grímsey fica no Círculo Ártico (66,57° de latitude norte) e ali o sol realmente brilha por 24 horas por volta de 21 de junho.

A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite. No verão, a região recebe até mesmo festivais relacionados aos dias eternos, como o Festival de Cinema do Sol da Meia-Noite.

Entenda por que quando é dia no Brasil é noite no Japão.

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

Outras regiões no Hemisfério Norte até veem o sol nascer, mas passam menos tempo dentro da região iluminada. Quanto mais longe do Equador, menor a duração do dia. Além da Noruega, os outros países onde acontece o fenômeno da noite polar são: Estados Unidos (Alasca);

A noite polar é um fenômeno que ocorre no círculo ártico durante o final do outono e o inverno no Hemisfério Norte. A inclinação do eixo da Terra faz com que as regiões do Círculo Polar Ártico permaneçam do lado oposto ao do Sol, consequentemente, não é possível vê-lo durante este período.

Na Noruega, o arquipélago de Svalbard é o local onde o fenômeno do sol da meia-noite acontece por mais tempo. Nessa região, entre os dias 20 de abril e 22 de agosto, o sol não se põe nunca. Quanto mais ao norte você estiver, mais oportunidades terá de observar o sol da meia-noite.

Islândia: um país de poucos insetos
As baixas temperaturas fazem com que elas não consigam fazer seus ninhos. Raramente são encontrados mosquitos. Devido às baixas temperaturas e a indisponibilidade de alimento, já que todo mundo está quase sempre com o corpo coberto.

Luxemburgo, um dos menores países do planeta, tanto em área quanto em população, é o país mais rico do mundo de acordo com esse ranking específico. É o maior centro bancário do mundo: mais de 200 bancos e 1.000 fundos de investimento operam em sua capital.

O mundo é atualmente formado por 193 países reconhecidos internacionalmente.

A pequena cidade localizada ao norte do Círculo Polar Ártico entrou em sua fase anual de escuridão, conhecida como noite polar. “A noite polar é um fenômeno normal que acontece todo inverno em Barrow (Utqiagvik) e em qualquer outra cidade dentro do círculo ártico”, disse a meteorologista da CNN Allison Chinchar.

É o primeiro país do mundo a mudar de ano, na ilha de Kiritimati, devido ao fuso horário, de modo que a República de Quiribáti é o país mais adiantado em questão de horário.

"Não haveria confusões sobre o tempo porque todos estariam vendo o mesmo horário em seus relógios. Como resultado, existiria maior segurança e eficácia, porque não se perderiam voos nem reuniões de trabalho, e seria mais fácil organizar o tempo de cada um", diz Hanke.