Qual é o país que não tem cobra?

Perguntado por: lpires . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Sim, essa é uma das curiosidades sobre a Irlanda mais incrível que o país possui! Diz a lenda que quem expulsou as cobras da Irlanda foi St. Patrick's. No entanto, a ausência desses animais é explicar pelo clima irlandês não ser favorável para que eles vivam e se reproduzam no país.

Por ser muito frio e ter muita água, de acordo com James Owen da National Geographic, não há cobras na Nova Zelândia.

Quais são as cobras mais perigosas do mundo?

  • Taipan (Gênero Oxyuranus) e Cobra-Marrom (Gênero Pseudonaja)
  • Cascavel (Gênero Crotalus)
  • Krait Malasiana (Gênero Bungarus)
  • Naja (Gênero Naja)
  • Mamba-Negra (Gênero Dendroaspis)
  • Serpente-Tigre (Gênero Notechis)
  • Cobra/Víbora-da-Morte (Gênero Acanthophis)

A Ilha da Queimada Grande, também conhecida como Ilha das Cobras, fica a 35 km do litoral de São Paulo, entre as cidades de Itanhaém e Peruíbe. O arquipélago é conhecido mundialmente por suas lendas e pela grande quantidade de serpentes que lá habitam.

As cobras são surdas. Elas sabem que alguém está se aproximando pela vibração do solo.

Como são grandes predadores, esses animais desenvolveram uma excelente visão noturna. Durante o dia, elas utilizam seus olhos, que funcionam de maneira muito similar a nossa: com os cones e bastonetes. Mas, diferente dos humanos, as cobras, só enxergam em tons de verde e azul.

A coral verdadeira é a mais venenosa, embora cause apenas 1% dos acidentes com cobras no país. Em segundo lugar, está a cascavel; em terceiro, a surucucu pico-de-jaca; e, em quarto, a jararaca, responsável por mais de 80% dos acidentes no Brasil.

A cobra mais venenosa do mundo, segundo a Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (NIH), é conhecida como taipan-do-interior, ou taipan-ocidental (Oxyuranus microlepidotus).

O que acontece é que as cobras trazem grandes ameaças para o equilíbrio ambiental das ilhas, já que se alimentam de animais locais e acabam dizimando-os.

Existem milhares dessas cobras invasoras no ecossistema de Everglades, e pesquisadores trabalham intensamente para retardar sua propagação e impacto sobre espécies nativas.

Considerada a serpente mais venenosa do território brasileiro, a coral verdadeira tem um veneno de alta toxicidade que afeta diretamente o sistema nervoso, segundo o Instituto Butantan, especializado na produção do soro que combate o veneno do animal.

Das cerca de 3 mil espécies de cobras existentes no mundo, apenas sete são encontradas em ambientes naturais na Alemanha. Consideradas inofensivas, elas são protegidas por leis federais de conservação, principalmente em razão da redução de seus habitats.

01 — Langaha madagascariensis
Esta serpente de aparência bizarra, também conhecida como a cobra folha de nariz malgaxe, é uma espécie arbórea de Madagascar. Seu apêndice nasal estranho (pontudo no masculino e em forma de folha no feminino) pode ajudá-las a se misturar em cipós e galhos quando avistam suas presas.

Corn Snake
Uma espécie extremamente dócil e indicada para os iniciantes na criação de cobras, além de possuir muita beleza.

A espécie Inland Taipan é considerada a cobra mais venenosa do mundo. Possui um veneno hemotóxico potente e complexo (que faz o sangue se liquefazer, destruindo as células sanguíneas, causando hemorragias internas), inoculado por meio de duas presas fixas, na parte posterior da boca.

As anacondas são nativas da América do Sul, e encontram-se principalmente nas áreas ao leste dos Andes, como no Brasil, Colômbia, Venezuela, Equador e Bolívia.

O vertebrado mais venenoso do mundo não é o maior do reino animal, muito pelo contrário. Trata-se da rã flecha-dourada (Phyllobates terribilis) endêmica da costa do Pacífico colombiano, segundo dados da Fundação ProAves, encarregada de estudar e conservar espécies ameaçadas de extinção na Colômbia.