Qual é o país que mais consome ovo?

Perguntado por: dpeixoto . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

México

Mas o campeão ainda é o México, com cerca de 360 unidades, segundo a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal). Com este número, o país lidera o consumo mundial – é praticamente um ovo por dia. Se mais pessoas comem ovos, é preciso de mais galinhas poedeiras para botá-los.

A espécie que deu origem à galinha que conhecemos hoje tem entre 4 e 5 mil anos e surgiu no sudeste da Ásia ou na Índia, mas os ovos foram chegar na cozinha apenas com os gregos e romanos. Outros lugares ainda evitam comê-los pois eram usados como objetos de adivinhação ou por nojinho mesmo.

Arroz (84%), café (79%), feijão (72,8%), pão de sal (63%) e carne bovina (48,7%) foram os alimentos com maiores prevalências de consumo no primeiro dia de registro alimentar. Banana foi a fruta mais citada (16,0%) e salada crua (16%) a preparação incluindo verduras mais frequentes entre os brasileiros.

O maior ovo decorado de Páscoa do mundo voltou a pertencer à cidade catarinense de Pomerode, no sul do Brasil. Uma nova marca recordista da estrutura foi reconhecida pelo Guinness World Records em 18 de fevereiro. O ovo com 16,72 metros de altura e 10,88 metros de diâmetro é maior do que três girafas em cima da outra.

5 reais

Ovo de 100 dias: prato de No Limite tem sabor "podre" e custa 5 reais — Foto: Reprodução/Globo. Na última terça-feira (14), os participantes de No Limite, na Globo, tiveram que enfrentar a ... São Paulo é um lugar onde se encontram ovos de cem dias mais facilmente no Brasil, por ser um reduto de imigrantes asiáticos.

Alimentos rajásicos e tamásicos também não são usados porque são prejudiciais para a meditação e atividades devocionais. “Alho e cebola são rajas e tamas e são proibidos aos yogis porque enraízam a consciência mais firmemente no corpo”, diz Dr. Robert E. Svoboda, famosa autoridade no ayurveda.

O preparo do ovo milenar consiste na conserva do ovo – que pode ser de galinha, codorna, pato ou ganso – em argila, cal, amido, sal e cinzas, que deve ficar embalado nessa mistura por 100 dias. Depois desse processo, ele está pronto para ser consumido cru e, de preferência, acompanhado de molhos picantes.

Conhecida como capital nacional do ovo, a cidade de Bastos (SP), se orgulha da sua produção. Você sabe qual é o maior produtor de ovo do Brasil?

A cidade paulista de Bastos surgiu com a colônia de imigrantes japoneses, que iniciaram sua vinda no ano de 1928. Com o passar do tempo, o município passou a ter o maior plantel de galinhas poedeiras do país, passando a levar o título de “cidade nacional do ovo”, o qual mantém até hoje.

Historiadores afirmam que a galinha surgiu ao longo da evolução. Os ovos mais antigos surgiram através dos peixes e anfíbios, animais que dependiam da água para a reprodução, Já os ovos com a casca mais dura, chamada de ovo amniótico, surgiram através dos répteis, mamíferos e aves.

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), os dez alimentos mais consumidos do mundo são, respectivamente: leite, trigo, arroz, batata, cerveja, açúcar ...

O alimento menos consumido com frequência pelos brasileiros no período pesquisado foi o ovo, com total de 13,9%.

Os maiores ovos entre as aves são os ovos de avestruz: em média, pesam 1 quilo e 300 gramas. O ovo de avestruz mais pesado do mundo chegou a pesar 2 quilos e 265 gramas! Isso é o equivalente de mais de doze ovos de galinha combinados.

beija-flor

O menor ovo do mundo é o do beija-flor, que em algumas espécies chega a medir apenas 10 milímetros.

Os de avestruz e emu são possivelmente os maiores ovos comestíveis, pesando de 1 a 2 kg. Há ainda as ovas de peixe, como caviar e hilsa, uma iguaria repleta de nutrientes essenciais.

O preço ficou 30,9% acima do valor registrado um ano antes (R$ 10,01), em maio de 2022. "As exportações recordes de ovos e o frio, que reduz a produtividade das poedeiras, acarretaram diminuição da oferta, o que encareceu o produto", afirmou o Procon-SP em nota.