Qual é o país que come gafanhoto?

Perguntado por: obernardes . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.3 / 5 8 votos

Além dos doze milhões de pessoas que já sofrem com a grave escassez alimentar na Etiópia, no Quênia e na Somália, a crise do gafanhoto agora ameaça outros vinte milhões com a carestia, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, na sigla em inglês).

Aranhas, escorpiões e baratas são alguns dos insetos que os chineses comem.

Qual é o país que come escorpião? Não é comum, mas você ainda encontra chineses que comem espetinho de barata e escorpião.

Segundo ele, o gafanhoto não tem gosto de nada.

Um dos insetos mais consumidos no México são os chapulines (gafanhotos), que são vendidos na rua em saquinhos, como se fossem um salgadinho. Há quem diga que o gosto lembra o de camarão, só que que um pouco mais forte.

Já faz tempo que as baratas são criadas para consumo humano em alguns países - na China e em outros locais da Ásia.

Os grilos são consumidos na Tailândia e outras partes da Ásia. Na Europa mesmo, países como Bélgica, Inglaterra, Holanda e Finlândia já comercializavam em supermercados produtos com insetos para consumo humano, devido a uma brecha na lei do bloco.

Escorpião: seu sabor lembra camarão com casca. Este aracnídeo é servido como petisco frito ou até coberto por chocolate em países como Vietnam, Tailândia e China.

O grande problema é que, para retirar esse ferrão, ou mesmo quando o animal foi ingerido inteiro, ele pode picar a mucosa da cavidade oral, a língua e levar a um quadro grave também. Não se recomenda a ingestão de escorpiões “, reforça.

Segundo organizações de defesa dos direitos dos animais, estima-se que 10 milhões de cães e gatos – felinos em menor número – são consumidos, por ano, na China. Isso acontece, especialmente, nas regiões de Guangxi, Guizhou e Cantão, e em áreas do nordeste chinês, onde vive uma grande população da etnia coreana.

Entre os pratos mais comuns que os japoneses consomem, está o inago, que é um gafanhoto. Eles começaram a ser comidos porque sempre estavam nas plantações de arroz. Assim, os japoneses pegavam esses insetos tanto em uma tentativa de controlar a praga, como também para fazer um lanchinho.

Na Colômbia, tosta-se o traseiro de formigas cortadeiras, que têm sabor de pipoca ou amendoim. Já os tailandeses consomem as formigas vermelhas e suas larvas salteadas ou em saladas.

Os alimentos mais recorrentes são os frutos do mar, carne de porco, carne de frango e vegetais, que na maioria das vezes são acompanhados por arroz branco. Embora seja possível encontrar muitas outras, a culinária cantonesa é a mais difundida em Hong Kong.

1. Escorpião-amarelo (Tityus serrulatus) Essa espécie de escorpião é mais encontrada nas regiões Sudeste e Centro-oeste do Brasil. O escorpião-amarelo é aquele que causa mais acidentes, sendo o segundo mais perigoso do mundo.

O sistema circulatório é aberto, possui um coração tubular, localizado na cavidade pericárdica, que bombeia o sangue por uma aorta dorsal para a cabeça e, em seguida, ele cai nas cavidades do corpo, seguindo novamente para a seio pericárdico.

Antes de serem processados, assados ou fritos, os gafanhotos contêm mais de 70% de proteínas, mas também aminoácidos e outros nutrientes, diz Tamir. "Eles têm tudo de bom, sem o mal", como gordura saturada e colesterol, acrescenta, e, portanto, poderiam substituir outras fontes de proteína, como a carne bovina.

eristrismo

O eristrismo no gafanhoto-do-campo é causado por uma mutação genética; um fotógrafo amador do País de Gales teve a felicidade de avistar um recentemente, em seu próprio jardim.

João Batista

João Batista comia gafanhotos e mel silvestre!

Os gafanhotos apresentam grande importância ecológica, uma vez que são animais herbívoros que servem de alimento para uma série de outras espécies, sendo fundamentais, portanto, para o equilíbrio da cadeia alimentar de uma região. Os gafanhotos servem de alimento, por exemplo, para sapos e lagartos.