Qual é o país que colonizou a Gana?

Perguntado por: talves3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Depois que as posses holandesas foram transferidas aos britânicos em 1868, o Reino Unido converteu-se na principal força de dominação da Gold Coast ou “Costa do Ouro”, como era conhecida Gana.

Na região entre os rios Senegal e Níger, os soninquês (povos de origem mandê), fundaram pequenas cidades, que desde o século 4 foram se unificando, muito provavelmente para resistir às guerras com povos nômades. Pouco se conhece sobre tal processo, mas, no século 8, a região já era conhecida como Império de Gana.

Assim, a sociedade do reino de Gana começou a ser formada no século IV, com as pequenas aldeias (comunidades) que se unificaram para se defender dos nômades. O reino em si surgiu por meio do comércio do ouro e do cultivo de lavouras.

O Império de Gana, também conhecido como Império Uagadu, foi o nome dado a um antigo estado localizado na África Ocidental, onde hoje temos o sudeste da Mauritânia e o oeste do Mali, e que teve seu apogeu entre os anos de 700 e 1200 da Era Cristã.

Império do Gana

Anos 750Majã Diabe Cissé
1203–1240Sumaba Cissé

Em Acra é possível ver uma das construções mais famosas de Gana, o Arco da Independência, monumento que simboliza a luta pela independência do domínio britânico, conquistado em 1957.

A palavra Gana significa "guerreiro" e é derivada do nome do antigo Império do Gana.

O Império de Gana entrou em franco colapso durante o século XII EC. O declínio ocorre quando novas rotas de comércio são abertas mais a leste, e quando o clima seca de maneira incomum por um período prolongado, afetando a produção agrícola.

Império da África Ocidental (perto do rio Níger), que dominou esta região nos séculos XIII e XIV.

Os bantos são um conjunto de povos que habitavam a África Central nas regiões que hoje compreendem Angola, Congo, Gabão e Cabinda. Apesar das diferenças étnicas, esses povos compartilhavam o mesmo tronco linguístico: eram falantes das línguas bantos.

Principais povos africanos antigos:

  1. Cultura Nok. ...
  2. O povo berbere. ...
  3. Os bantos. ...
  4. Os soninkés e o Império de Gana. ...
  5. Reino de Cuxe. ...
  6. Império Songai.

A região era dividida em reinos e impérios. Na África Oriental, havia o Império de Gana, que durou do século 8 ao 11 e era baseado no comércio de ouro; e o do Mali, que durou do século 13 ao 18 e tinha como força o comércio de sal, ouro, especiarias e couro.

Os mais conhecidos entre esses reinos da África ocidental entre os séculos 10 e 14 são: Gana, Mali e Songai.

Descendente direto do fundador do Império Ashanti e coroado em 1999, Otumfuo Osei Tutu II é o 16ª rei Ashanti. O Império Ashanti foi fundado em 1670. Kumasi, a atual capital Ashanti, localizada no centro de Gana, foi também a capital histórica do Reino.

Gana era um Estado centralizado na figura do rei, chamado de gana, que significa “senhor da guerra”.

Mansa Muça

Muça I (fl. c. 1312 - c. 1337), comumente referido como Mansa Muça, foi o décimo mansa, que se traduz como "rei dos reis" ou "imperador", do Império do Mali.

Sargão, o primeiro "rei verdadeiro"
Nas primeiras páginas desse documento, com inscrições cuneiformes em tabuletas, há relatos sobre Sargão, o Acádio — também chamado de Sargão, o Grande — que é o primeiro personagem da história a criar um império.

O Império do Gana, Reino do Gana ou Império de Uagadu foi um antigo império que dominou a África Ocidental durante a Idade Média. Era localizado entre o deserto do Saara e os rios Níger e Senegal, muito para norte do atual país chamado Gana.

- Não havia uma religião oficial do império. Seguiam religiões tradicionais africanas baseadas, principalmente, no culto dos mortos. Porém, receberam influência do Islamismo, que teve grande disseminação no império. O islamismo passou a ser a religião seguida por muitos imperadores.