Qual é o país mais sedentário do mundo?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Brasil lidera ranking de países que menos fazem exercícios físicos. Uma pesquisa com 29 países realizada pela Ipsos mostra que o Brasil tem a adesão mais baixa à prática de atividades físicas, três horas por semana, em média, metade da média global que é de seis horas por semana.

No Nordeste, a maioria do sedentários disse que não pratica esportes por não ter tempo, são 54,3% nessa situação. No Sudeste, 62,8% dos entrevistados se enquadraram entre os sem tempo, o menor índice para essa justificativa foi registrado no Centro-Oeste, 51,6%.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas. De acordo com dados da organização, há um crescimento do sedentarismo: 70% das pessoas, no mundo todo, são sedentárias. Isso significa que estão sujeitas a desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Já entre os jovens o número é maior e ainda mais alarmante: 84%. A fim de evidenciar a importância de manter o olhar sobre o tema, 10 de março é o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo.

O principal motivo é a falta de tempo, apontada por 69,9% dos inativos. Falta de motivação e preguiça foram outras respostas.

Indonésia

Os menos ativos são os habitantes da Indonésia, com quase a metade dos passos dados pelos chineses: 3.513.

Os pesquisadores usaram como base um levantamento da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde. Segundo a pesquisa, a capital acreana fica atrás apenas de Campo Grande, no Mato Grosso, onde 50,8% da população não faz exercício.

Essas são as 5 melhores atividades físicas de todos os tempos, de acordo com Harvard

  • Natação.
  • Tai chi.
  • Treinamento de força.
  • Caminhada.
  • Exercícios de Kegel.

Existem várias causas para o sedentarismo, sendo a principal delas a falta da prática regular de exercícios físicos e de uma alimentação saudável.

Povos sedentários
Eles migram constantemente de um território conhecido para outro, na taxa de consumo dos recursos disponíveis. Eles não têm uma casa fixa e determinada. Eles permanecem no mesmo lugar que condicionaram para ser seu lar por gerações. Eles produzem o que precisam ali mesmo.

Do ponto de vista de consumo de energia, o comportamento sedentário se refere à realização apenas de atividades que não aumentam o gasto de energia substancialmente acima do nível de repouso, tais como dormir, manter-se sentado e à frente da televisão, por exemplo.

O sedentarismo é o nome dado ao estilo de vida em que não há a prática regular de exercícios físicos, intensificado por hábitos como passar muito tempo sentado, sem movimentação e pela comodidade que existe hoje de utilizar escadas rolantes, carros e elevadores, por exemplo.

Os pesquisadores lembram que a inatividade física está ligada a um risco aumentado de doenças não transmissíveis, como enfermidades cardíacas, diabetes e cânceres.

Para não ser sedentário, o ideal é incluir atividades físicas no dia a dia, ou seja, de 3 a 5 vezes por semana. Felizmente, existe uma infinidade de exercícios e modalidades esportivas diferentes para atender a todos os gostos, como musculação, pilates, corrida, caminhada e até o futebol.

Existem alguns níveis de sedentarismo, como:

  1. Nível 1: estágio em que a pessoa se movimenta, apenas não realiza exercícios de média intensidade. ...
  2. Nível 2: nesse caso, a pessoa faz, vez ou outra, algum tipo de atividade física. ...
  3. Nível 3: aqui, qualquer tipo de esforço físico é evitado. ...
  4. Nível 4: o estágio mais grave.