Qual é o país mais radioativo do mundo?

Perguntado por: usampaio6 . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 7 votos

Japão

Ao contrário do que muita gente pensa, o lugar mais radioativo do mundo não é Chernobyl — embora esse tenha sido um dos piores acidentes nucleares da história da humanidade. Hoje, os maiores níveis de radiação nocivos ao corpo humano e ao meio ambiente são encontrados na cidade de Fukushima, no nordeste do Japão.

O isótopo radioativo césio-137 foi o causador do maior acidente radiológico do mundo. O acidente com césio-137 que ocorreu em Goiânia, no ano de 1987, é o maior acidente radiológico do mundo. Dados oficiais apontam a morte de quatro pessoas em decorrência da exposição aguda ao elemento.

O Pé de Elefante é o nome concedido a uma grande massa de corium, material semelhante à lava criado no núcleo de um reator nuclear após um acidente, formada logo após o desastre de Chernobil. Atualmente, está enterrado em um corredor de distribuição de vapor sob o reator, sendo ainda hoje mortalmente radioativo.

Especialistas disseram que levará pelo menos 3 mil anos para que a área se torne segura, enquanto outros acreditam que isso é muito otimista. Pensa-se que o local do reator não se tornará habitável novamente por pelo menos 20 mil anos, de acordo com relatório de 2016.

Chernobyl (1986) – Ucrânia, ex-URSS
Na madrugada do dia 26 de abril de 1986, diversas explosões liberaram na atmosfera terrestre um volume de partículas radioativas 400 vezes maior que o liberado pela bomba atômica lançada pelos Estado Unidos em Hiroshima, no Japão, logo após a Segunda Guerra Mundial.

Qual o nível de radiação em Chernobyl hoje? Atualmente, o nível de radiação em Chernobyl está normalizado, o que permite até mesmo realizar um tour guiado em determinadas áreas da cidade.

Um ano depois do desastre de Chernobyl, em 1987 houve um acidente radioativo no Brasil, na cidade de Goiânia (GO), onde catadores que buscavam sucata em uma clínica abandonada encontraram uma placa de chumbo com césio-137, utilizada em tratamentos radiológicos.

raios gama

Os raios gama são os mais perigosos. Atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer.

As usinas nucleares no Brasil
Um deles é a proximidade com o Rio de Janeiro e São Paulo, que facilita a transmissão da energia elétrica produzida para os grandes centros que precisam dela. Outro fator que pesou na decisão é a proximidade com o mar, cuja água auxilia no sistema de resfriamento das usinas.

A Tokyo Electric Power Company é a maior usina nuclear do mundo. Localizada no Japão, ela possui capacidade líquida de 7.965MW, contando com 7 reatores de água BWR, com capacidade instalada bruta de 8.212 MW.

Uma verdadeira montanha de rejeitos foi acondicionada em 1.200 caixas e 2.900 tambores, colocados dentro de 14 contêineres de aço e levados, a princípio, provisoriamente, para a cidade de Abadia de Goiás.

O polônio, de massa atômica 210, como um elemento bastante radioativo, já que seu tempo de meia-vida é muito pequeno, ou seja, ele decai rapidamente, emitindo uma grande quantidade de partículas alfa, Um grama desse material pode matar 50 milhões de pessoas.

Abadia de Goiás

Todo esse material com suspeita de contaminação foi levado para a unidade de do Cnen em Abadia de Goiás, na Região Metropolitana da capita, onde foi enterrado.

Os 5 elementos químicos mais letais

  • ELEMENTO nº 1: O antimônio.
  • ELEMENTO nº 2: O chumbo.
  • ELEMENTO nº 3: O arsênio.
  • ELEMENTO nº 4: O tálio.
  • ELEMENTO nº 5: O mercúrio.

Apesar da ficção nas histórias dos personagens, a produção se inspira em acontecimentos reais para mostrar a missão dos mergulhadores, que de fato foi realizada por três homens — Borys Baranov, Valerii Bespalov e Oleksiy Ananenko, todos engenheiros-chefes de uma das seções do reator.

Portanto, mesmo que turistas sigam se aventurando para explorar o local por breves períodos e com várias restrições, viver por lá não é nada seguro — mas, enquanto isso, Hiroshima hoje é como qualquer outra grande cidade japonesa, com moradores e turistas que viajam para lá normalmente.