Qual é o país mais neutro do mundo?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 2 votos

Suíça

Desde 1815, a Suíça tem sido reconhecida pela comunidade internacional como um país oficialmente neutro.

Vários países se mantiveram oficialmente neutros durante a guerra, ou seja, pelo menos oficialmente, não apoiaram nenhum dos dois lados. Entre esses podemos citar Portugal, Espanha e Suíça.

O que é neutro: 1. Que ou aquele que não toma partido entre as forças beligerantes, entre pessoas ou nações antagônicas. 2. Diz-se de região, de país cujas forças reconhecem, em princípio, a neutralidade, determinando-se a fazer respeitar seu território em caso de guerra.

Desde 1815, a Suíça tem sido reconhecida pela comunidade internacional como um país oficialmente neutro. A neutralidade da Suíça deve-se à derrota da Confederação Suíça em Marignano em 1515 e ao tratado de Paz de Vestfália de 1648, que colocou um ponto final na Guerra dos Trinta Anos.

Na Segunda Guerra Mundial, os ataques aos navios da Marinha mercante brasileira, pelos submarinos do Eixo, entre os anos de 1941 e 1944, causaram a morte de mais de mil pessoas e precipitaram a entrada do Brasil no conflito, do qual, até então, se mantinha neutro, ao lado das forças aliadas.

Qual é o exército mais fraco do mundo? Com efetivo em torno de cem homens, o menor exército do mundo é a Guarda Suíça, que desde 1506 protege os papas e os cerca de 900 habitantes do Vaticano, em Roma.

Como parte das condições de rendição, o Japão foi obrigado a adotar uma nova Constituição que renunciava ao uso da força para resolver conflitos internacionais e proibia a manutenção de forças armadas.

Aliado prioritário extra-Otan

  • Brasil.
  • Estados Unidos.
  • Finlândia.
  • Otan.

Em relação a esse ponto de vista, alguns pesquisadores analisam que a Alemanha não invadiu a Suíça, devido a diversos benefícios financeiros obtidos pelos alemães, através dos bancos suíços, como a utilização do dinheiro confiscado dos Judeus alemães e enviado aos bancos da região.

a europa continental completamente controlada pelo eixo como portugal e espanha eram governados por regimes fascistas. porque esses países não combateram na guerra.

O governo suíço define sua neutralidade publicamente, incluindo em seu site oficial. As regras são básicas: além de não entrar em guerras, o país não pode permitir que nações em conflito usem seu território e tampouco deve fornecer mercenários para outros países.

A posição portuguesa foi de neutralidade. A meu ver uma decisão política muito lúcida. O papel de Portugal na 2ª Guerra Mundial foi apenas passivo, e felizmente, pois manteve-se neutral nesse conflito. Na Europa, só Portugal, Irlanda do Norte, Suécia, Suiça e Espanha se mantiveram neutrais.

Mais brasileiros na Suíça
No último ano, o mercado brasileiro ficou apenas 11% atrás dos níveis de 2019, pré pandemia, provando esta retomada rápida. Fomos o primeiro país da Europa a reabrir as fronteiras para os brasileiros e hoje colhemos estes frutos”, completou.

Composta principalmente por pequenas e médias empresas, a economia suíça é baseada na exportação. A redução das despesas, o assim chamado «freio do endividamento» permitiu atingir um nível relativamente baixo de dívida pública (mesmo após as medidas relativas à Covid 19).

Qualidade de vida ao morar na Suíça
De acordo com o índice publicado pelo site Numbeo, a Suíça é o país com melhor qualidade de vida em 2022. O índice considera diversos critérios como poder de compra, índice de poluição, custo de vida, segurança, saúde, entre outros.

Durante a década de 1930, Estados Unidos e Alemanha travaram uma disputa pelas relações comerciais com o Brasil. A Alemanha Nazista, desde 1933, procurava estreitar os laços comerciais e diplomáticos com o Brasil, com o objetivo de aumentar sua influência política na América Latina.

Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).

A atuação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ocorreu na Itália, a partir do segundo semestre de 1944, travando batalhas em regiões como Monte Castelo.

Este ranking é definido pelo Global Firepower, um portal analítico de 145 forças militares ao redor do mundo baseado em dados como quantidade de soldados, reservistas, força aérea, equipamentos, orçamento anual militar, entre outros. Em 2023, o Brasil se encontra na 12º posição entre os exércitos mais fortes do mundo.