Qual é o país mais cheiroso do mundo?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Brasil é o país

Brasil é o país mais cheiroso do mundo - Diário Gaúcho.

Brasileiro toma até três banhos por dia. Franceses, norteamericanos e espanhóis tomam um banho por dia.

O legado indígena para os brasileiros
Todos se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal. Também veio deles o costume de tomar banho diariamente, ato que os portugueses evitavam.

Seguem-se no pódio os portugueses – entre 94% e 95% das pessoas tomam banho todos os dias – e os espanhóis e gregos (entre 75% e 84%).

EUA. Nos Estados Unidos, a população tem o costume de tomar menos de um banho por dia.

As condições de higiene sanitária na Índia são bastante precárias. Cerca de 750 milhões de pessoas não têm acesso a banheiros ou rede de esgoto nesse país.

Segundo essa análise, os franceses tomam em média um duche por dia, o que contraria o mapa de higiene na Europa, em que França aparecia como um país em que menos de 65% da população tomava banho diariamente. Os "últimos da lista" são a China, a Turquia, a Alemanha, o Reino Unido e o Japão.

franceses

Um em cada 29 franceses toma banho apenas uma vez por semana.

De acordo com os dermatologistas, a falta de banho não é recomendada e há riscos de comprometer a saúde. O banho diário faz parte da rotina de boa parte dos brasileiros. É bastante comum também que as pessoas tomem mais de um banho por dia, principalmente no verão.

Quem fica na lanterninha são os chineses: mais de 40% tomam banho uma vez por semana.

Segundo dados do nosso Painel de Uso de Cuidados Pessoais, que representa um universo de 115 milhões de pessoas de todas as classes sociais e regiões do País, 68% dos brasileiros tomam, em média, dois banhos por dia.

Eles passavam jenipapo na gengiva da criança para que nascessem fortes. Na fase adulta, depois de mastigar a carne, eles lavavam a boca com água e mastigavam wotcha, uma planta da mata. Também usavam fio de tucum para limpar os dentes e escovavam com um talo de capim, igual a um pincel, conta a cirurgiã-dentista.

É permitido somente aos indígenas, pela sua cultura, o uso de artefatos com fragmentos de animais, apesar de em grande parte das aldeias o material ser produzido com penas de galos, galinhas, pavões, patos domésticos e ossos de bovinos, com coloração artificial.

O banho como o conhecemos hoje surgiu por volta dos anos 1930, mas assim mesmo não era tão frequente. Era tomado aos sábados, dia em que se trocava a roupa de baixo das crianças. Após o fim da 2ª Guerra Mundial, quando as casas europeias tiveram de ser reconstruídas, elas ganharam banheiros.

Onde menos se toma banho? No Reino Unido e na Turquia, praticamente, só metade da população faz isso todo dia. Na Alemanha e no Japão, também. No caso das mulheres, 13% passam 20 minutos sob a água, e 10% dos espanhóis tomam banho duas ou mais vezes por dia.